Ser um empreendedor de sucesso e referência não é uma das tarefas mais fáceis de serem realizadas. Além de riscos pertinentes, existem também as peculiaridades do negócio e até personalidade e característica do próprio empreendedor. Aos que almejam uma carreira de sucesso e visibilidade, vale ressaltar que o comodismo não combina com nenhuma profissão.
Por mais que o executivo se encontre em um momento promissor e estável, deve-se procurar sempre novos desafios e uma maneira de inovar diante do mercado de trabalho e, assim, fazer com que a empresa ganhe notoriedade.
“O problema do profissional comum, de qualquer área, é o comodismo. Conquistam algo e já se sentem realizados. Esse é o início do declínio”, comenta o consultor empresarial Marcio Nobre, da Nobre Contabilidade e Consultoria Empresarial, de Ipatinga (MG).
Segundo Nobre, um empreendedor de visão deve ter jogo de cintura para poder lidar com as mais variadas situações, como investir em maquinários, treinar funcionários e manter o negócio sempre em ascensão.
“É quase uma busca sem fim, e acaba sendo cansativo se o negócio não o deixa satisfeito no dia a dia. Afinal, é importante manter a equipe motivada, independente de bons salários. Além disso, existe o marketing como uma boa estratégia de atrair novos clientes”, indaga o consultor.
Mantenha-se informado das novidades do seu segmento de atuação. Procure participar de palestras, fazer cursos e, com isso, obtenha mais chances de ter sucesso. Para Márcio, a formação de nível superior tornou-se importante, pois oferece o estudo base da profissão. Contudo, acredita que este não é um fator imprescindível. “É comum vermos profissionais altamente inteligentes sem o curso universitário e que conseguem alcançar sucesso”, comenta.
O ideal é dedicar-se, ter atitude, estar sempre alerta, buscando atualizar-se com as modificações e necessidades do mercado de trabalho. Trate os colaboradores de sua empresa como gostaria de ser tratado, com respeito. Abra a oportunidade, aos demais, fazendo com que eles sugiram atitudes benéficas à empresa.
Fonte: www.arcauniversal.com, publicado em 13/12/2010.