OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

terça-feira, 30 de março de 2010

SEJA RESPONSÁVEL

A exigência no cumprimento de prazos deve ser considerada um ato saudável, porque ensina o funcionário a ter responsabilidade e isso é benéfico.

Preocupe-se com suas atribuições, não confie em sua memória, anote tudo que lhe for solicitado em uma agenda para manter suas obrigações em dia. Quando se comprometer em fazer alguma coisa, cumpra o seu compromisso, custe o que custar!

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida profissional
Autor Natal Furucho
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sexta-feira, 26 de março de 2010

COMPROMETA-SE COM A EMPRESA

Dez dicas para ser mais comprometido com a empresa:

1) Procure conhecer bem o que faz. Assim como uma obra de arte precisa ter riquezas de detalhes para ser bem conceituada, qualquer trabalho executado precisa alcançar o máximo de perfeição para fazer a diferença;

2) Ser comprometido com a empresa não significa ser bajulador do patrão. Pelo contrário, o funcionário comprometido trabalha pensando no bem-estar de todos;

3) Trabalhe com atenção, verifique se o que fez está bem feito;

4) Leia manuais de instruções se você usa equipamentos que necessitam de ajustes constantes. Às vezes, um pequeno detalhe pode interferir na operação do equipamento e afetar positiva ou negativamente a produção final;

5) Se algo vai errado no seu setor ou as reclamações são constantes, tente encontrar a solução, mesmo que isso lhe custe tempo;

6) Seja sempre educado com todos, principalmente com os visitantes e clientes, porque eles são os compradores dos produtos e serviços executados pela empresa e, consequentemente, os mantenedores do seu salário;

7) Sempre que tiver oportunidade, divulgue os produtos da empresa, fale sempre positivamente, nunca faça comentários que possam afastar os clientes. Se a empresa falir, você perde o emprego;

8) Todos os dias são bons para aprender novas técnicas de trabalho. Tente criar esse hábito;

9) Organize-se, escrevendo em uma agenda as tarefas a serem executas e as determinações que lhe forem atribuídas;

10) Ore pela empresa, pelos diretores e pelos funcionários.

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida profissional
Autor Natal Furucho
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quinta-feira, 25 de março de 2010

SEJA PRÓ-ATIVO

O funcionário pró-ativo é aquele que, além de colaborar continuamente para o desenvolvimento da empresa, dedica-se integralmente para melhorar a qualidade de seu serviço.

Ele é perspicaz, anda sempre à frente dos outros e faz mais do que o esperado. Em tudo que executa há riquezas de detalhes, pois não trabalha nem age superficialmente.

O pró-ativo é eficiente, ordeiro, responsável e não espera por ninguém, antes de receber ordens, já está agindo. Ele tem iniciativa própria, é trabalhador e ama o que faz.

É preciso ser pró-ativo, ágil nas decisões e esforçado.

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida profissional
Autor Natal Furucho
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domingo, 21 de março de 2010

A BOA CONDUTA

Pessoal, ao longo dos próximos dias, postarei tópicos tirados do livro “como ser bem-sucedido na vida profissional” do autor Natal Farucho.

Os textos nos ajudarão no crescimento profissional, na conduta que devemos ter nas organizações e também a nos tornarmos indispensáveis no trabalho.

 A empresa não deve ser considerada uma opressora inimiga, e sim uma aliada na conquista do sucesso dos seus funcionários. Uma perfeita união entre funcionário e empresa resulta no sucesso de ambos.

 Em vez de tentar encontrar uma empresa perfeita para trabalhar, tente, na empresa onde trabalha ou venha a trabalhar, contribuir para torná-la perfeita.

 Dê o máximo de si pela melhoria de seu trabalho. Ainda que ninguém pareça estar enxergando, o importante é você saber que realmente tem feito o melhor, com perfeição, com carinho, com zelo e respeito pela empresa.

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segunda-feira, 15 de março de 2010

EMPATIA: A BASE DOS RELACIONAMENTOS


"é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas".


Não só de recursos materiais são construídas as organizações, mas também de relacionamento humano, e para um bom relacionamento, seja com Clientes, Colaboradores, Acionista e Fornecedores é de extrema importância a compreensão da empatia.

De acordo com o Dicionário Houaiss, a empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc. Ou seja, é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas.

Um exemplo para praticar a empatia é quando lidamos com Clientes enfurecidos, bravos ou chateados. É nessa hora que precisamos usar o nosso autocontrole emocional e tentar controlar a emoção enfurecida do Cliente, e para isso devemos visualizar a situação a partir da perspectiva dele, ouvindo com atenção, nunca cortá-lo, devemos deixá-lo falar e escutar atentamente, a fim de compreender qual o motivo da sua insatisfação, verificar a fonte da sua frustração.

Quando fazemos isso, enviamos uma mensagem de que estamos verdadeiramente preocupados com ele e que importamos em resolver o seu problema.

Portanto, ter empatia é procurar estar no lugar do outro, é preocupar em sentir o que ele sente, é entender a forma como as pessoas enxergam o mundo. Daí passamos a compreender que cada pessoa tem características, atitudes e comportamentos diferentes e que necessitamos ser empáticos, pois através da empatia tendemos a ser mais tolerantes e pacientes, contribuindo assim, para uma convivência saudável e harmoniosa nos relacionamentos.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de março de 2010

ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Pessoal, segue etapas do planejamento de carreira publicado pela revista VOCÊ S/A de Fevereiro/2010, acho que pode ser útil, apesar de não ser fácil colocar em prática.

1 Autoconhecimento: É a parte mais difícil do processo. Avalie suas realizações e personalidade. Tente lembrar a maneira como reagiu a determinadas situações e que tipo de atividade lhe trazem mais prazer.

2 Conhecimento de mercado: Mantenha-se antenado no mercado. Observe as opções de atuação, tendências, tecnologias e alternativas de desenvolvimento, sempre com olhar no futuro, e não em como as coisas são agora.

3 Objetivos da carreira: Trace objetivos pessoais e profissionais. Pense na pergunta: “Como posso estar mais feliz profissionalmente daqui a cincos anos”? Considere também aspectos como a relação com a família e a situação financeira.

4 Estratégia: Definidos os objetivos, pense nos caminhos que levarão até eles. Verifique se você precisa de competências ou habilidades técnicas para chegar à sua meta.

5 Execução: Deve conter metas de curto prazo, criar indicadores de sucesso e uma avaliação e dinheiro e aperfeiçoamento necessários.

6 Acompanhamento do plano: As estratégias de carreira devem ser avaliadas, usando os objetivos que você traçou. A revisão de todos estes pontos deve ser feita com freqüência.

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