OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

segunda-feira, 31 de maio de 2010

LIDERAR É COMO COMANDAR UMA GUERRA

"que não se deixam abater por nenhum acontecimento, por mais desagradável que seja".




Liderar uma equipe no mundo corporativo é como liderar um exército na guerra. As ordens do líder precisam ser claras e compreendidas pelos liderados, caso contrário, o resultado será o caos e desorganização absoluta. Além do mais, o bom comandante possui verdadeiramente a arte de liderar aqueles que souberam e sabem potencializar sua forca, que adquiriram uma autoridade ilimitada, que não se deixam abater por nenhum acontecimento, por mais desagradável que seja.

O bom comandante trata seus soldados como se fossem seus filhos, por recompensa eles o seguirão até os vales mais profundos e o defenderão com a própria morte. Porém, se o comandante for generoso, mais incapaz de fazer valer sua autoridade, seus soldados serão como crianças mimadas e ficarão inúteis. Além de que, um comandante tem que ser capaz de avaliar sua equipe e sua própria força, tem visão total da situação do inimigo, ele conquista o apoio e a lealdade de seus soldados e jamais subestima seus inimigos.

Outra característica do comandante é saber compreender as vantagens da arte da mudança, e não se ativer a uma maneira única de comandar, mas sim, adaptar-se às circunstâncias variando suas táticas para enfrentar o exército inimigo. Ao contrário, se seus métodos de comando forem inflexíveis e suas decisões forem tomadas de forma mecânica, ele não é digno de comandar seus soldados.

Enfim, o comandante é a fundação primordial do exército, assim como o líder na organização. Quando essa fundação estiver bem colocada, o exército certamente estará forte, quando defeituosa, o exército certamente enfraquecera.


Baseado no livro “A ARTE DA GUERRA”.
 
Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMO DOSAR O RITMO

Pessoal, ainda sobre o tema do artigo anterior, segue algumas dicas publicadas pela revista VOCÊ S/A:

- Planeje pausas para o descanso: é um hábito saudável que aumenta sua eficiência.

- Procure estar bem com a família, amigos e colegas de trabalho. Mas, acima de tudo, agrade a si mesmo.

- Diga “não” mais vezes. Isso permite que você se concentre em tarefas prioritárias.

- Use os finais de semana para fazer outra atividade que não seja trabalhar. Divirta-se com a família e com os amigos, faça exercícios e viaje. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 23 de maio de 2010

PRIORIDADE E PLANEJAMENTO: ESSENCIAIS NA GESTÃO DO TEMPO



"E como resolver este problema? Com planejamento e prioridade".




Tantos afazeres em um mesmo dia, tanta correria, prazos cada vez mais curtos. Todo mundo reclama do tempo, que está passando rápido demais. E será se tivéssemos mais horas no dia resolveria o problema da falta de tempo? Acredito que não, pois o problema não é a quantidade de horas no dia, mas como essas horas são aproveitadas.

E como resolver este problema? Com planejamento e prioridade. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização de cada atividade. Já priorizar é seguir o que foi planejado em uma ordem lógica de execução.

É preciso organizar e listar as prioridades. Ou seja, antes de começar o dia, pensar em tudo que irá fazer, listar as atividades em uma agenda, caderno ou software e focar a mente em apenas uma atividade por vez. Na medida em que for executada, riscar a tarefa da lista de prioridades e focar a mente na próxima atividade. Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. Temos que fazer escolha, definir as prioridades e gerenciar o tempo muito bem, assim seremos mais produtivos e eficazes.

Escrito por: Wander Batista

OBS: Leia os outros artigos sobre ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO no blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O ENTREGADOR DE PIZZA!




”Tem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar”









Pessoal, achei a história abaixo muito interessante e nos leva a refletir sobre a importância de analisar e pensar antes de tomar as decisões.

Leia o artigo no meu blog sobre RAZÃO X EMOÇÃO.

Uma empresa entendeu que estava na altura de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.

No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma inspeção à toda empresa. No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado na parede com as mãos no bolso. Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz:

- Quanto é que você ganha por mês?
- Trezentos Euros, porquê? – respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.
O administrador tirou os € 300,00 do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo:
- Aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais!

O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas. O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários:

- Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?
- Sim senhor, responderam atônitos os operários. Veio entregar uma pizza…

”Tem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar”

Pensar antes de agir é essencial…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 9 de maio de 2010

VOTADO COMO O MELHOR E-MAIL DO ANO

Pessoal, segue o vídeo votado como o melhor e-mail do ano. Faz-nos refletir sobre o quanto reclamos da vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 8 de maio de 2010

SITUAÇÕES QUE ATRAPALHAM NOSSA CARREIRA

Pessoal, segue a última postagem do livro “como ser bem-sucedido na vida profissional” do autor Natal Farucho. Espero ter contribuído com dicas simples, mas que às vezes esquecemos.

Abaixo situações que atrapalham nossa carreira profissional e que devemos evitar:

Não viva reclamando;

Não seja desperdiçador;

Não falte sem necessidade;

Não fique passeando no horário de serviço;

Não brinque em serviço;

Não use o telefone inadequadamente;

Não crie confusão;

Não seja ardiloso;

Não seja obstinado;

Não seja inconveniente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEJA SIMPÁTICO

Ser simpático é ser amável, respeitador, simples, bondoso, amigo e compreensivo. A simpatia é um atributo humano indispensável para a nossa relação social no dia-a-dia. É claro que nem sempre se consegue manter o sorriso, principalmente nas horas difíceis, mas, se o funcionário tem domínio próprio, sabe como agir nessas horas;

É verdade que ninguém consegue agradar a todos, sempre existe uma ou outra pessoa cujas idéias se contrapõem às nossas. Contudo, se a pessoa mantém uma atitude antipática e não agrada a ninguém, acaba formando muitos inimigos, que num momento ou outro poderão prejudicá-la.

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida profissional
Autor Natal Furucho Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

SAIBA OUVIR

Saber ouvir os superiores é ter chance de aprender coisas novas e uma excelente oportunidade de acumular experiências para seu currículo pessoal, conferindo-lhe capacitação para cargos mais altos;

 Todos têm suas próprias filosofias e conceitos, no entanto, nem sempre essas ideologias correspondem à realidade atual da empresa ou mesmo da profissão em que se atua;

 Deixe de lado o orgulho e o pensamento de supremacia que normalmente dominam o coração humano. Eles somente impedem o seu progresso profissional. Procure, com sinceridade, ouvir e praticar os ensinamentos propostos pelos superiores.

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida profissional
Autor Natal Furucho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...