OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sábado, 26 de junho de 2010

ANÚNCIO


 "Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros."

 

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:

- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda."

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

- Nem penso mais nisso – disse-lhe o homem. – Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros.

Valorize o que você tem, a pessoa que está ao seu lado, os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso, enfim tudo aquilo que nosso Deus nos proporciona diariamente para o nosso crescimento espiritual.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUALIDADE TOTAL




 "qualidade requer um compromisso que abranja todos os membros da organização".


Qualidade Total é uma técnica de administração, que coloca a qualidade dos produtos ou serviços, como o principal foco para todas as atividades da empresa. Em outras palavras, é um “sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da sua manutenção e dos esforços de melhoria da qualidade para permitir produção e serviços aos níveis mais econômicos, considerando a satisfação total do consumidor” (ISHIKAWA, 1993:93-94).

Porém, temos observado que os principais executivos, ou os donos, das organizações que se interessam por qualidade, na verdade, estão mais interessados com o modismo do que com as verdadeiras implicações e consequências de um programa de gestão da qualidade.

Por outro lado, se a alta administração, se empenhar na implementação de programas de Qualidade Total, não apenas como modismo, os resultados não só garantem a satisfação dos clientes como também reduzem os custos de operação, minimizando as perdas, diminuindo os custos de serviços externos e otimizando a utilização dos recursos existentes. 

A Qualidade Total tem um enfoque bastante abrangente e total em relação à organização, ou seja, envolve também fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Esse enfoque, segundo Garvin ( 1992:77) tem cincos pressupostos básicos: qualidade é definida do ponto de vista do cliente, qualidade é relacionada com lucratividade em ambos os lados: do mercado e de custos, qualidade é visualizada como uma arma competitiva, qualidade é construída desde o processo de planejamento estratégico, qualidade requer um compromisso que abranja todos os membros da organização.

Enfim, a melhor forma de garantir a sobrevivência de uma empresa é por meio da qualidade, entendida não como ausência de defeitos, mas como uma nova forma de valores que conduzem a gestão de toda a organização.

Escrito por: Wander Batista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O LENHADOR E A RAPOSA

Prezados colegas, muitos já conhecem a história abaixo, mas vale a pena conferir novamente e refletir sobre as influências que nos levam a tomar decisões precipita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ACREDITAR E AGIR

"Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!" 
 

Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem. 

Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. 

O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. 

Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR. 

Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. 

Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, à outra margem. 

Então o barqueiro disse ao viajante: 

- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo! 

Autor: desconhecido
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GESTÃO DE PROCESSOS





"fazer com que os processos sejam feitos dentro dos critérios de excelência para o negócio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor".





Para produzir um bem ou serviço é necessário estabelecer processos, ou seja, um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica visando a um resultado ou grupo de resultados específicos. Em outras palavras, é um conjunto de causas (máquinas, matérias primas etc.) que provoca um ou mais efeitos (produto).

Acontece que em muitas empresas os processos não funcionam como deveria funcionar, gerando com isso falhas nos produtos ou serviços, e como consequência, a insatisfação dos clientes. Por isso é importante fazer análises dos processos, respondendo as seguintes perguntas: Quais são as entradas? Quais são as saídas esperadas? O que deve ser feito? Que treinamentos uma pessoa precisa ter para realizar essas atividades? Que tipo de registro será mantido para demonstrar o que foi feito? Quais os procedimentos que descrevem essas tarefas? Quais os recursos que serão necessários? Como as atividades serão medidas?

Outro ponto importante na gestão de processos é o papel da informação, pois ela pode e deve ser usada para medir e acompanhar o desempenho dos processos, integrar atividades dentro e através de processos, personalizar processos para determinados clientes e facilitar o planejamento e a otimização dos processos a longo prazo. Além do mais o uso da informação é ainda mais importante quando a Tecnologia da Informação é usada para a automação de alguns aspectos do processo.

Enfim, fazer com que os processos sejam feitos dentro dos critérios de excelência para o negócio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor. Para isso é importante que todos os funcionários entendam e se responsabilizem pelos processos, e coloquem o foco na satisfação do cliente externo, pois o cliente está no centro das organizações por processos, e o objetivo final é oferecer para ele mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

UMA LIÇÃO DE EQUILÍBRIO!




"Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros."





Eu acompanhava um amigo à banca de jornal.

Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.

Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.

Quando descíamos pela rua, perguntei:

- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?

- Sim, infelizmente é sempre assim.

- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?

- Sim, sempre sou.

- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?

- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

- Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.

- Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

- Para saber quantos amigos você tem, "dê uma festa".

- Para saber a qualidade deles, "fique doente".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 19 de junho de 2010

MUDANÇA DE PARADIGMA


 "Se desejarmos empreender mudanças significantes em nossas vidas, precisamos trabalhar em nossos paradigmas básicos".

 
 
Se desejarmos empreender mudanças significantes em nossas vidas, precisamos trabalhar em nossos paradigmas básicos.

Mas, o que são paradigmas? A palavra paradigma vem do grego e hoje é usada comumente para definir modelo, teoria, percepção, pressuposto ou padrão de referência. Em um sentido mais geral, é a maneira como “vemos” o mundo – não no sentido visual, mas sim em termos de percepção, compreensão e interpretação.

Então, como temos visto o mundo, as pessoas, o ambiente que trabalhamos e nossos relacionamentos? Será que nossas percepções de enxergamos e compreendermos não precisam passar por mudanças de paradigmas? Cada um deve refletir e responder essas perguntas fazendo uma auto-análise das atitudes e comportamentos na maneira de como temos visto as coisas ao nosso redor.

Muitos de nós passamos por uma experiência fundamental de mudança no pensamento quando enfrentamos uma situação difícil, com isso passamos a encarar nossas prioridades e pensamentos de maneira diferente, sob outra ótica.

Enfim, “para cada mil talhos nas folhas do mal, há apenas um na raiz” (THOREAU). Um salto qualitativo somente pode ser realizado em nossas vidas quando deixamos de cortar as folhas da atitude e do comportamento e passamos trabalhar nas raízes, nos paradigmas que determinam nossa conduta.

Baseado no livro “Os 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES de Stephen R. Covey”.

Escrito por: Wander Batista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA



"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos".





Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu!

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO (A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Luís Fernando Veríssimo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de junho de 2010

IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO

Pessoal, segue um vídeo muito bacana que nos leva a refletir sobre a importância do exemplo que damos na vida, seja no trabalho, em casa, na escola etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de junho de 2010

DICAS PARA FUTUROS EMPRESÁRIOS

Pesquisas realizadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) constatam que as taxas de mortalidade das micro e pequenas empresas, nos 5 primeiros anos de vida, têm girado em torno de 80%. Segundo especialistas, o principal motivo que contribui para esse cenário é a má administração do negócio.

Além disso, há outros fatores que devem ser observados por aqueles que pretendem abrir uma empresa, em qualquer ramo de atividade.

O assessor financeiro e contábil Klaudius de Mallizi Faria lista 10 questões e dicas essenciais que podem ajudar os novos empreendedores no inicio de suas atividades:

1 - Definir quem vai administrar o negócio; se os sócios irão trabalhar; saber se há outro tipo de rendimento; se será preciso um resultado imediato para o sustento da família

É importante que seja definido quem irá ser o "cabeça" do negócio; quantas pessoas estarão disponíveis para o trabalho; se o proprietário possui outra renda ou dependerá exclusivamente da nova empresa; e se precisará de um retorno rápido para o sustento familiar.

2 - Ter um bom contador, que apresente uma planilha com a demonstração financeira e o fluxo de caixa, para saber qual o fôlego mínimo do negócio

O contador pode fazer um planejamento para o futuro da empresa. Ele também pode prever em quanto tempo o investidor poderá ter um retorno financeiro.

3 - O nome do negócio/empresa

O nome traduz o significado da empresa. Por isso, ele deve ser escolhido com cuidado, para que as pessoas o associem facilmente com o que será negociado.

4 - O ponto certo

Isso é muito importante. Deve ser feita uma pesquisa para verificar se o local está apto a receber este tipo de empreendimento, identificando se já existe concorrência na área, bem como se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido.

5 - Saber se o local é autorizado pela prefeitura

É de extrema importância verificar essa possibilidade, para não perder tempo ou dinheiro por conta disso.

6 - Preparação da documentação e do alvará de funcionamento

Muitas empresas acabam fechando depois da inauguração, pela falta de documentos, como o Alvará de funcionamento ou alguma licença, de acordo com cada atividade.

7 - A comunicação da empresa

A Divulgação antes do inicio da atividade é fundamental. É preciso montar uma estratégia de comunicação, a fim de avaliar a melhor forma de divulgar o negócio, de acordo com o público alvo do produto.

8 - A contratação da equipe de trabalho

A equipe deve ser escolhida com muita calma e cautela. Bons profissionais podem fazer uma empresa deslanchar em pouco tempo.

9 - O treinamento da equipe

Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade. O cliente sempre deve ficar satisfeito com o resultado final.

10 - A manutenção de clientes

O sucesso das vendas dos produtos ou serviços dependerá de cada passo dado acima. Com cuidado, atenção e trabalho, a empresa tem tudo para triunfar, fidelizando clientes e se tornando referência no mercado.

Fonte: http://www.arcauniversal.com.br/

OBS: Leia os outros artigos sobre EMPREENDEDORISMO no blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O QUE VOCÊ FAZ COM O QUE VOCÊ SABE?

Pessoal, achei o artigo abaixo muito interessante e serviu-me de reflexão, pois muitas vezes nos “abarrotamos” de informações e não aplicamos nem um pouco daquilo que aprendemos. Boa leitura.

Não é o que você sabe que faz a diferença na sua vida. É o que você faz com o que você sabe que muda sua vida. Há indivíduos que adquiriram a SEP – “Síndrome do Estudante Profissional”. São pessoas que acumulam conhecimentos, teorias. Muitas delas são doutores nas suas áreas, todavia, não aplicam o conhecimento que adquiriram por anos de estudos.

Sabe-se que a leitura é um dos atalhos mais rápidos para a excelência pessoal e profissional. Contudo, não é o que você lê que muda sua história, mas o que realizamos com o que lemos. Podemos nos tornar uma biblioteca ambulante, no entanto, podemos continuar obtendo resultados medíocres na nossa vida, se não formos capazes de aplicar o que lemos e aprendemos por meio da leitura. Não é o que aprendemos que melhora nossa vida, é o que fazemos com o que aprendemos que nos tornar melhores.

Outra verdade é que não é o quanto sabemos que modifica os resultados, mas, muito além disso, é a qualidade do que sabemos e o que fazemos com o que sabemos que tem o poder de escrever ou reescrever nossa história. Há pessoas que viraram um depósito de informações. Intelectualmente lotam suas mentes de conhecimento, mas, mesmo assim, não passam da média nos resultados. Sabem um pouco de tudo, mas não qualificaram as informações e o conhecimento que adquiriram, o que as leva a não ter foco no que produzem com o que sabem.

As pessoas frequentam cursos, palestras, treinamentos, adquirem os mais variados conhecimentos. Os professores, consultores, palestrantes, conferencistas se esforçam para transmitir ideias, dicas, frases que tem, verdadeiramente, o poder de impactar a mente dos participantes. Porém, tudo o que ouvem nesses eventos não é o que mudará suas vidas, mas sim, o que farão com o que ouviram, viram e aprenderam.

No mercado de trabalho, mais de 70% das pessoas não dão o melhor que têm no trabalho. A maioria espera mais benefícios para melhorar o desempenho. Não compreendem que devem dar o melhor de si naquilo que estão fazendo no momento. Essa é a única maneira lícita de conquistar uma ótima carreira, pois, quando damos o melhor que temos, antes de estarmos fazendo bem aos outros, estamos fazendo a nós mesmos. Quando nos doamos ao trabalho que temos em nossa frente, estamos treinando nosso cérebro e ele, treinado, irá levar para todo o corpo mensagens de motivação, força de vontade, capacidade, determinação, o que nos preparará para os desafios, para enfrentar dificuldades. Não é o que está armazenado no seu cérebro que faz a diferença na sua vida, mas o que você faz com o que está lá!

Ler, ir a cursos, palestras, treinamentos, fazer um curso universitário, nada disso mudará sua vida, tampouco seus resultados. O que terá o poder de modificar sua história, no campo pessoal e profissional, é o que você for capaz de fazer com o que aprendeu.

Pense nisso e faça o que tem de ser feito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PEIXE FRESCO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...