OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

FALAR POR IMPULSO






"afirma elas são guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas: “São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar.”




Todo mundo acaba, uma hora, falando algo que não deve. Mas alguns fazem isso com muita frequência. Sem querer, soltam segredos confidenciados por amigos ou parentes, informações secretas do trabalho ou qualquer outro assunto indesejável.

Por que algumas pessoas agem dessa forma? Clarice Barbosa, psicóloga e psicoterapeuta, afirma elas são guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas: “São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar.”

Muito disso pode vir da criação, na educação que receberam na infância. Segundo Clarice, “é provável que essa era a forma que a pessoa tinha de responder ao conflito, e quem a educou não mostrou as consequências do comportamento. Ela acabou aprendendo que essa era a forma de se expressar”.

Falar o que não deve prejudica muito as relações sociais, como os relacionamentos pessoais e o trabalho. Neste último, as consequências podem ser sérias, pois a pessoa pode ser vista como um “funcionário problema”, marcado entre colegas e chefes, gerando atritos na equipe. A psicoterapeuta alerta para o caso de não somente as pessoas falarem por impulso em situações de conflito, mas também aquelas que não são capazes de guardar informações confidenciais. Reconhecer o problema é um ótimo primeiro passo, segundo a especialista: “Se a pessoa percebe que tem esse comportamento, isso já é importante, porque, assumindo a responsabilidade, ela não vai colocar a culpa na empresa ou em outra pessoa da equipe, o que normalmente é feito por esses profissionais”. Ela também alerta para que a pessoa analise em que situações e com que interlocutores geralmente acontece a fala por impulso.

O autoconhecimento permite controlar mais as emoções. Mas a psicóloga avisa: “Controlar não é reprimir a emoção. Tem que sair da situação. Se está com raiva ou ansioso, tem de respirar, ir tomar um café, parar, pensar e ouvir para ver qual a colocação mais adequada a se fazer, porque quem fala por impulso não pensa antes.” Clarice afirma que isso é um treinamento, e deve ser ativado toda vez que a pessoa detectar a situação que desencadeia o comportamento impulsivo. Segundo ela, se a pessoa não conseguir mudar sozinha, mesmo tendo tentado, é hora de procurar ajuda profissional.

Fonte: Redação - arcauniversal.com.br
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terça-feira, 27 de julho de 2010

OS NOVE JEITOS MAIS COMUNS DE IR À FALÊNCIA

Veja abaixo uma lista elaborada pelo site Investopedia.com com as nove formas mais comuns de ir à falência:

1 - Ter diversos cartões de crédito;
2 - Pagar dívidas com o cartão de crédito;
3 - Comprar uma casa grande demais ou diversos imóveis;
4 - Colocar todos os ovos em uma cesta só;
5 - Viver sem uma reserva para emergências;
6 - Ignorar a possibilidade de furto de seus dados pessoais;
7 - Divorciar-se;
8 - Fugir das dificuldades financeiras;
9 - Adotar estratégias arriscadas na bolsa.

Para saber mais detalhes de cada item acima, clicar no link abaixo:

http://portalexame.abril.com.br/financas/noticias/nove-jeitos-mais-comuns-ir-falencia-581882.html?page=1 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A PEDRA





"E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!" 




O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida, não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual. Quando a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual.

Autor Desconhecido
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domingo, 25 de julho de 2010

O menestrel - William Shakespeare

Pessoal, muitos já conhecem o menestrel, mas vale a pena ver de novo e refletir, é muito bacana. Confira!

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sexta-feira, 23 de julho de 2010

FALHAS NA GESTÃO FINANCEIRA

Pessoal, seguem as últimas falhas:

21. Acreditar que acrescentando uma porcentagem “X” aos custos operacionais, é a forma correta de formar o seu preço de venda.
22. Não considerar descontos, devoluções, garantias e as despesas escondidas como: encargos sociais, depreciação, seguros, etc, na apuração de resultados.
23. Confundir contas de caixa com contas de resultados.
24. Confundir regime de caixa com regime de competência.
25. Não calcular e atualizar o capital de giro necessário para a empresa.
26. Não conhecer e nem calcular o seu ponto de equilíbrio para controle, tomada de decisões e criação de estratégias sazonais.
27. Não saber com precisão qual o lucro (ou prejuízo) da empresa.
28. Acreditar que são os funcionários que precisam da empresa (emprego).
29. Contratar mais parentes baseado somente pela confiança e/ou por pena.
30. Prescindir das novas tecnologias da informação.
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quinta-feira, 22 de julho de 2010

FALHAS NA GESTÃO FINANCEIRA

Pessoal, seguem mais 10 falhas:

11. Pegar dinheiro do caixa, sem comunicar o responsável pelo controle.
12. Acreditar que o saldo do caixa no final do mês é o lucro da empresa.
13. Não controlar e fazer inventários periódicos, valorizando o estoque.
14. Não dispor de controles a fim de conhecer com precisão o estoque inicial, estoque final e o custo da mercadoria vendida (ou custo da matéria prima).
15. Gastar o saldo do caixa para pagar contas particulares e outros negócios.
16. Não fazer uma reserva de caixa para despesas eventuais de final e inicio de ano.
17. Acreditar que é difícil (ou impossível) fazer uma previsão de fluxo de caixa.
18. Confundir lucratividade com rentabilidade.
19. Confundir fluxo de caixa com demonstrativo de resultados.
20. Confundir custos fixos com variáveis e vice-versa.

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quarta-feira, 21 de julho de 2010

FALHAS DA ÁREA FINANCEIRA

Pessoal, postarei 30 falhas na gestão financeira, segundo o consultor Federico Amory (HSM Online) que geralmente ocorrem nas empresas. Hoje seguem 10.

1. Acreditar que basta colocar um software de gestão financeiro para controlar as contas da empresa.
2. Acreditar que somente um funcionário pode tomar conta das finanças, dependendo do tamanho da empresa.
3. Acrescentar às contas da empresa, suas contas particulares e até as contas da família, para o funcionário controlar.
4. Misturar as contas da empresa com as contas particulares, inclusive com cartões de crédito pessoal, transferências de contas (pessoa física/pessoa jurídica), etc.
5. Fazer retiradas avulsas das contas da empresa durante o mês de acordo com sua necessidade particular.
6. Valor do pró-labore crescente e/ou indefinido (variável) todo mês.
7. Não registrar as entradas e saídas de dinheiro com precisão e no instante do fato.
8. Não dispor de um plano de contas gerencial (não tributário) que identifique e agrupe as principais contas da empresa (entradas e saídas no caixa e receita e despesa no demonstrativo de resultados).
9. Exigir do funcionário melhor controle, sem este dispor das condições da segurança e da autonomia para controlar o caixa.
10. Colocar o funcionário do financeiro para fazer outros serviços ou serviço externo.
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domingo, 18 de julho de 2010

CALMA

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quinta-feira, 15 de julho de 2010

AS TRÊS PENEIRAS





"O que vai me contar já passou pelo crivo das 3 peneiras?"

 
“Olavo foi transferido de departamento. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe saiu com esta:
- Chefe! O senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva… Disseram que…
Nem chegou a terminar a frase e o chefe perguntou:
- Espere um pouco… O que vai me contar já passou pelo crivo das 3 peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- A primeira é a da Verdade. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho. Como posso saber? O que sei é que me contaram que…
E novamente foi interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda que é a Bondade. O que vai me contar, gostaria que outros também dissessem de você?
- Claro que não! Deus me livre, chefe!
- Então sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira que é da Necessidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo a diante?
- Não chefe. Passando pelas peneiras, vi que não sobrou nada que eu iria contar!”
Pense nisso, antes de falar. Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre outras pessoas.
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terça-feira, 13 de julho de 2010

CONSELHOS PARA ATRAIR, RETER E GERENCIAR COLABORADORES Y

O que os atrai?

• Seus critérios de decisão entre diferentes ofertas de emprego são: estabilidade, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e nível salarial adequado.
• Valorizam e representam a diversidade.
• Tendem a pensar no curto prazo (lembre-se de que, como tem amplo acesso a informação, possivelmente têm varias alternativas a escolher).

O que esperam como remuneração?

• Para eles, remuneração está relacionada com resultados.
• Geralmente têm expectativas de alta remuneração para manter elevado padrão de vida.

O que os reterá?

• Consideram fundamentais a responsabilidade individual e a liberdade para tomar decisões.
• Crêem mais na co-decisão do que na hierarquia.
• Pedem flexibilidade de tempo e espaço para manter sua esfera privada.
• Querem que seu estilo de vida e sua forma de enfocar o trabalho sejam respeitados.
• Não é fácil despertar neles um sentido de fidelidade a empresa “para a vida toda”.

Em que ambiente darão o máximo de si?

• Comunicação: fluida e aberta.
• Desenvolvimento profissional: oportunidades de aprendizado e desafios profissionais, mas sempre respeitando a esfera privada.
• Clima: próximo, agradável, que estimule e permite a iniciativa.

O que oferecem as empresas?

• Alto nível de formação.
• Iniciativa e criatividade.
• Resultados.

Fonte: HSM Online Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de julho de 2010

VOCÊ CONHECE A GERAÇÃO Y?



  

"O objetivo (diga o que eu tenho de fazer) é o que importa, o como eu vou fazer não agrega valor, ou seja, o procedimento é coisa minha. Essa é a Geração Y."






São ágeis, dinâmicos e corajosos. Parecem saber exatamente o que querem. Eles não reivindicam, executam a partir das suas decisões, dos fóruns de relacionamentos, blogs e SMS. Não polemizam nem pedem autorização, eles agem. O objetivo (diga o que eu tenho de fazer) é o que importa, o como eu vou fazer não agrega valor, ou seja, o procedimento é coisa minha. Essa é a Geração Y.

Nascidos nos anos 80, esses jovens são da Era Digital. São interados com tudo que acontece ao seu redor, eles têm extrema facilidade com novas tecnologias, são inovadores, rápidos e atualizam constantemente com o que está acontecendo no mundo on line.

Diante dessas características, cabe aos gestores saber lidar com essa nova Geração. Daí a importância de sempre conversar com os jovens, dando feedback e direcionando-os nos objetivos a serem alcançados e também o que eles devem fazer para crescer na carreia, por isso o feedback é fundamental.

Os gestores também não devem ser extremamente autoritários e pessoas inacessíveis, pelo contrário, são pessoas chaves, na qual os jovens esperam que ele seja um profissional em que eles se espelham.

Além do mais, essa nova geração exige um ambiente de trabalho agradável, já que a remuneração também deixou de ser o fator primordial. É uma geração preocupada com o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. 

Escrito por: Wander Batista
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AMANHECER

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terça-feira, 6 de julho de 2010

O VINHO E A ÁGUA






"Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, isto não terá importância. Será?" 







Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita.

A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho, para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central.

Um dos moradores pensou: “Porque deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei água, pois no meio de tanto vinho o meu não fará falta.” Assim pensou e assim fez.

Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país.

Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão. Do barril saiu… Água!

“A ausência da minha parte não fará falta.” Foi o pensamento de cada um dos produtores… Muitas vezes somos conduzidos a pensar “Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, isto não terá importância.” Será?
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sábado, 3 de julho de 2010

LINGUAGEM REATIVA OU LINGUAGEM PROATIVA?




    "A linguagem das pessoas reativas tenta absolvê-las de toda a responsabilidade."










Qual tem sido nossa linguagem? Nossa linguagem é um bom indicador da medida com que vemos a nós mesmos como pessoas proativas.

A linguagem das pessoas reativas tenta absolvê-las de toda a responsabilidade.

LINGUAGEM REATIVA:
Não há nada que eu possa fazer;
Sou assim e pronto;
Ela me deixa louco;
Eles nunca vão aceitar isso;
Tenho de fazer isso;
Não posso;
Eu preciso;
Ah, se eu pudesse.

LINGUAGEM PROATIVA:
Vamos procurar alternativas;
Posso tomar outra atitude;
Posso controlar meus sentimentos;
Vou buscar uma apresentação eficaz;
Preciso achar a resposta apropriada;
Eu escolho;
Eu prefiro;
Eu vou fazer.

Fonte: OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES de Stephen R. Covey
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sexta-feira, 2 de julho de 2010

TUDO PASSA

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PROATIVOS OU REATIVOS?





" Seu comportamento é produto de sua própria escolha consciente, baseada em valores, não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos."

 

Proatividade significa muito mais do que tomar iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficientes para fazer os fatos acontecerem.

As pessoas proativas não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou condicionamentos. Seu comportamento é produto de sua própria escolha consciente, baseada em valores, não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos.

Uma vez que somos, por natureza, proativos, nossa vida só será conseqüência das condições e dos condicionamentos se deixarmos que estes fatores controlem nossa mente, por decisão consciente ou omissão.

Se esta foi nossa opção, tornamo-nos reativos. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores. E se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende de o tempo estar bom ou não. 

As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.

Os proativos continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos, consciente ou inconsciente, é uma escolha ou resposta baseada em valores.

Fonte: OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES de Stephen R. Covey
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