OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

quarta-feira, 30 de março de 2011

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS PROATIVAS

- Reconhecem e valorizam os sentimentos, sem se deixar aprisionar por eles;
- Assumem a responsabilidade sobre seus erros e buscam corrigir as conseqüências;
- São interdependentes, estimulam a reciprocidade e compartilham a possibilidade de fazer conjuntamente as coisas;
- Frequentemente conquistam posições de liderança;
- Colocam os valores acima de seus sentimentos e emoções;
- Doam em favor da relação afetiva e buscam construir a felicidade juntamente com o outro. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de março de 2011

FAZER O QUE GOSTA E GOSTAR DO QUE FAZ

Não adianta ser talentoso se não é determinado no que faz. A determinação vem da paixão que nos motiva a fazer mais, superar, persistir e enfrentar desafios. E para conseguir essa motivação, só existem duas opções: fazer o que gosta ou gostar do que faz.

Quando se faz o que se gosta, a paixão e a motivação vêm naturalmente. O importante é estar motivado e apaixonado. A paixão motiva a ação. Isso gera atitude, determinação.

E se não está a fazer o que gosta?

Aprenda a gostar do que faz é a regra, ou então mude-se. A motivação pode vir da paixão ou da necessidade.

Se pensar no seu trabalho e não sentir nenhuma paixão, então terá que ter outra motivação: isto é, pense na necessidade do dinheiro, qual o seu objetivo de vida, a sua realização profissional, mas encontre uma razão para se motivar.

Pode ser a casa que queira comprar, a viagem dos seus sonhos, o carro novo, carreira, etc.

Levante-se todos os dias dizendo para si mesmo que esse emprego lhe possibilitará realizar seus objetivos e que está na sua direção deles.

É a paixão que nos move, nos leva a mudar, a lutar… A motivação, seja pela paixão ou necessidade, faz com que estejamos sempre na procura de melhores resultados, enfrentando as adversidades para conseguir superar as nossas metas.

Quem faz o que gosta, tem mais facilidade em ser determinado, tem mais motivação e entusiasmo.

Mas se não faz o que gosta, mas aprende a gostar do que faz, então, poderá conseguir também motivação, determinação e bons resultados.

Agora, se não gosta do seu emprego e nem quer aprender a gostar dele, o melhor mesmo é mudar de emprego e dar a oportunidade a quem pode gostar. Pois isso só tem desvantagens para si, e para quem o emprega, porque não há coisa pior que trabalhar com pessoas sem atitude.

Fonte: Vida prática
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segunda-feira, 28 de março de 2011

APROVEITE O LADO BOM DAS PESSOAS

"Nada é perfeito, mas podemos sempre ter bons olhos para tudo e buscar o lado positivo de cada situação"


Um gerente conversava com um jovem funcionário que reclamava muito dos colegas e por isso não tinha amigos na empresa. O funcionário dizia: - Não suporto o Francisco, ele é convencido e orgulhoso.

- Mas ele é alegre e participativo - lembrou o gerente.

- E a Márcia, então? Parece que tem o rei na barriga. Está certo que ela ajuda os colegas, mas é uma chata. O Sebastião vive se exibindo só porque conhece mais as rotinas da empresa.

- Lembre-se de que ele é um curinga e que já quebrou muito galho aqui.

Vendo que o funcionário só enxergava mesmo o lado negativo das pessoas, o gerente pediu que o rapaz o acompanhasse. Pegou um pouco de açúcar na cozinha e foram até o quintal, onde recolheu um pouco da areia do chão. Misturou o açúcar cristal com a areia e colocou perto de um formigueiro. Depois de alguns minutos, uma formiga descobriu o açúcar e avisou as demais. Em pouco tempo, fizeram uma fileira e o funcionário, surpreso, percebeu que as formigas carregavam apenas os grãos de açúcar, desprezando a areia.

- Todas as pessoas são como esse montinho de areia misturado com açúcar - disse o gerente. - Sejamos sábios como as formigas. Vamos aproveitar o lado bom das pessoas aqui da empresa.

Lição:

Nada é perfeito, mas podemos sempre ter bons olhos para tudo e buscar o lado positivo de cada situação. Pois, assim, evitamos apontar o dedo para os defeitos dos outros e estaremos valorizando o que há de melhor nas pessoas e na vida.

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sábado, 12 de março de 2011

COMO SE DESTECAR?

Pequenos gestos fazem toda a diferença, saiba como se destacar no seu ambiente de trabalho.

Foque no serviço

Estender o expediente de vez em quando, para terminar uma tarefa que não pode ficar para o outro dia, não tira pedaço e evita atrasos.

Anote compromissos

Esquecer afazeres importantes é um erro. Não caia nessa!

Produza

Você acha que ninguém repara em funcionário que perde tempo em conversinhas, internet ou telefone?

Demonstre iniciativa

Compartilhe suas ideias, questione e apresente novas maneiras de executar os velhos pedidos.

Pense positivo

Ficar esperando o pior atrai coisas ruins. Faça o inverso e se dê bem!

Aja com respeito

Brigar com colegas de trabalho não tem desculpa: nenhuma diferença de ponto de vista justifica a falta de educação. Paciência.

Dê um passo à frente

Não espere ser cobrada por algo que já sabe que tem de fazer. Espante o desânimo e aproveite para ir além!

Sorria e faça rir

Ninguém gosta de cara feia!

Renove-se

Procure livros e revistas que acrescentem bagagem à sua carreira. Faça cursos gratuitos pela internet. Aprenda outra língua (inglês, espanhol). Invista em si!

Fuja dos comentários

Pega muito mal fazer comentários maldosos de pessoas que não estão presentes para se defender. Sem falar que são seus colegas!

Cumpra horários

Quem chega sempre atrasado e vai embora antes de todos dá a péssima impressão de não gostar do emprego.

Evite reclamar sempre do salário

Em vez de pressionar o chefe por um aumento, mostre bons resultados.

Acredite em você

Bateu a insegurança? Faça uma lista em um papel com suas habilidades e releia. Depois, levante a cabeça!

Distribua gentilezas

Cumprimente os colegas, peça “por favor”, agradeça. Gestos simples como esses deixam o ambiente de trabalho muito mais leve.

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quarta-feira, 2 de março de 2011

DICAS PARA MELHORAR A SUA PERFORMANCE

1. Crie o hábito de pensar.

Procure dedicar alguns minutos do seu tempo, diariamente, para pensar e refletir sobre você mesmo, sua carreira, a empresa em que trabalha e suas relações com as pessoas que o cercam e com o planeta.

2. Crie o hábito de anotar.

Procure anotar tudo aquilo em que pensar, mesmo que seja algo improvável ou que você considere insignificante.

3. Trace os seus objetivos.

Faça uma lista dos seus objetivos e do que é necessário fazer ou ter para alcançá-los. Organize-se e planeje-se, assim tudo fica mais fácil e lógico.

4. Não desperdice as oportunidades.

Muitas oportunidades estão soltas por aí para o primeiro que pegar. Fique atento e aberto às oportunidades que aparecerem pela frente e tenha calma para selecioná-las.

5. Fique atento às informações.

Preste atenção ao seu redor. Aprenda a observar, perguntar e ouvir. Mantenha sua rede de contatos sempre atual, sempre funcionando. Hoje, os contatos são tão importantes quanto a carteira de clientes.

6. Crie o hábito de ter idéias.

Procure pensar em soluções completamente diferentes para os problemas e dúvidas que você tiver. Para ter uma idéia é necessário colher informações e dados a respeito do problema ou da dificuldade e anotar, sempre, as soluções que forem surgindo. Fale com você mesmo sobre a idéia, o seu subconsciente pode encontrar soluções inimagináveis e eficazes.

7. Cuide da energia.

Não há como utilizar seu potencial se você for uma pessoa pessimista, desorganizada, estressada, que não pratica nenhuma atividade física e que não tem uma boa alimentação. Cuide do seu corpo e da sua mente. Assim você terá muito mais disposição para dar o melhor de si.

8. Aprenda sempre.

Você tem a chance de aprender coisas novas diariamente. Aproveite, pergunte, fique perto das pessoas que você perceber que podem ter coisas a ensinar. Não desperdice nenhuma oportunidade para estudar, ler novos livros e fazer cursos e treinamentos.

9. Faça multiplicadores.

Compartilhe o seu conhecimento, ensine que compartilhar é tornar possível o sucesso de todos. Não entre em competições. Todos têm seu espaço para conquistar. Conquiste o seu e reconheça o do próximo.

10. Seja ético.

Faça elogios, aja com honestidade, transparência e lisura. Assim não há como o resultado ser negativo.

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