OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

CUIDADOS PARA ABRIR UMA EMPRESA


Prezados, segue a resposta da dúvida de um leitor do blog.

 

OLÁ, MEU NOME É (FULANO) E ESTAVA LENDO SEU BLOG COM DICAS PARA ABRIR UMA EMPRESA.
 

SOU ENG CIVIL E ESTOU PRESTES A ABRIR UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS E COM PLANEJAMENTO PARA TORNAR UMA CONSTRUTORA DENTRO DE ALGUNS ANOS.
 

QUAIS CUIDADOS EU DEVO TOMAR (PENSANDO ESPECIFICAMENTE EM ENGENHARIA)?
 

OBRIGADO PELA AJUDA.
 

SAUDAÇÕES.

 
Olá Fulano, na verdade essa não é uma resposta muito simples de responder, pois abrir uma empresa envolve vários cuidados e aspectos, desde o registro do negócio até a gestão da empresa. Mas de forma simplória, depois de ter analisado o mercado e a viabilidade financeira, você primeiramente deverá procurar um contador para definir a forma de registro e tributação da empresa.

As formas de registros existentes são: Empreendedor Individual, Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima e Cooperativa. Já as formas de apurar os tributos são: Simples Nacional, Lucro e Presumido.

Depois dessa etapa (questão jurídica), vem o dia a dia no comando da empresa, ou seja, na Administração do Negócio (não entrarei em detalhes). Aí envolve vários conhecimentos: Finanças, Contabilidade, Planejamento e Execução dos serviços, Recursos Humanos, Comercial, Inovação etc.

Enfim, é importante que você faça contas do investimento e que saiba precificar seu produto / serviço de modo que tenha lucro sobre o preço de venda. Além de ser excelente naquilo que você pretende vender.

Risco todo empreendimento tem, mas com um planejamento inicial, o risco diminui. Porém vale a pena, pois com passar do tempo, irá colher frutos desse investimento.

Não deixe de consultar o site do Sebrae MG ( http://www.sebraemg.com.br) lá tem muita informação importante, também busque conhecimentos na área de gestão.

No mais, espero ter ajudo.

Muito sucesso e felicidades!!!

Att.,

Wander
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...