"é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas".
Não só de recursos materiais são construídas as organizações, mas também de relacionamento humano, e para um bom relacionamento, seja com Clientes, Colaboradores, Acionista e Fornecedores é de extrema importância a compreensão da empatia.
De acordo com o Dicionário Houaiss, a empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc. Ou seja, é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas.
Um exemplo para praticar a empatia é quando lidamos com Clientes enfurecidos, bravos ou chateados. É nessa hora que precisamos usar o nosso autocontrole emocional e tentar controlar a emoção enfurecida do Cliente, e para isso devemos visualizar a situação a partir da perspectiva dele, ouvindo com atenção, nunca cortá-lo, devemos deixá-lo falar e escutar atentamente, a fim de compreender qual o motivo da sua insatisfação, verificar a fonte da sua frustração.
Quando fazemos isso, enviamos uma mensagem de que estamos verdadeiramente preocupados com ele e que importamos em resolver o seu problema.
Portanto, ter empatia é procurar estar no lugar do outro, é preocupar em sentir o que ele sente, é entender a forma como as pessoas enxergam o mundo. Daí passamos a compreender que cada pessoa tem características, atitudes e comportamentos diferentes e que necessitamos ser empáticos, pois através da empatia tendemos a ser mais tolerantes e pacientes, contribuindo assim, para uma convivência saudável e harmoniosa nos relacionamentos.
Escrito por: Wander Batista