OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CRIANDO MERCADOS INEXPLORADOS



"para vencer no futuro, as empresas não precisam competir de peito aberto em determinado espaço setorial. Ele criou novo espaço de mercado..."





A competição está cada vez mais acirrada no mundo dos negócios e continuará sendo fator crítico de sucesso na realidade do mundo globalizado, porém, tornar a concorrência irrelevante e criar novos espaços nos mercados inexplorados são estratégias desafiadoras para as empresas alcançarem alto desempenho num mercado saturado.

Foi o que fez o Cirque du Soleil, atraiu um grupo totalmente novo de frequentadores, adultos e clientes empresariais, dispostos a pagar preços varias vezes superiores aos praticados pelos circos tradicionais, por uma experiência de entretenimento sem procedentes. O Cirque foi bem-sucedido por ter percebido que, para vencer no futuro, as empresas não precisam competir de peito aberto em determinado espaço setorial. Ele criou novo espaço de mercado na indústria do entretenimento e gerou crescimento altamente lucrativo.

Isso foi possível, porque o Cirque Du Soleil adotou uma estratégia diferente, a inovação de valor, que ocorre quando as empresas alinham inovação como utilidade, como preço e com ganhos de custo. A inovação de valor é uma maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia, que resulta na criação de um novo espaço de mercado e no rompimento com a concorrência.

É importante que as empresas, em vez de concentrar apenas nos clientes existentes, focar também nos não-clientes, buscando construir importantes pontos em comum no que é valorizado pelos compradores. Além de questionar quais são os setores alternativos do seu próprio setor e por que os clientes fazem escolhas entre eles.

Enfim, cabe agora o desafio das empresas em converter esses pensamentos estratégicos em ação, para isso, é preciso vencer as barreiras de limitação de recursos, falta de motivação e política organizacional. As pessoas precisam acreditar que a mudança é possível e que conquistar espaços de mercado inexplorados gera crescimento lucrativo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!