OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

RESILIÊNCIA: EXIGÊNCIA DO MUNDO CORPORATIVO





"é o profissional com a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades cotidianas, decorrentes do ambiente de trabalho, adaptando se a cada situação e recuperando o seu estado original".



Resiliência é conceito oriundo da Física, que se refere à propriedade de acumular energia quando exigidos ou submetidos a extrema pressão, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação, como elástico. Ou seja, a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal após ter sofrido um pressão (deformação).
Trazendo esse conceito para o mundo corporativo, é o profissional com a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades cotidianas, decorrentes do ambiente de trabalho, adaptando se a cada situação e recuperando o seu estado original.

E cada vez mais os profissionais resilientes são procurados pelas organizações, pois neste mundo globalizado e extremamente competitivo pela busca de metas e resultados tem gerado profissionais estressados. Daí a busca pelas corporações de profissionais resilientes, dotados da capacidade de se adaptarem a esse ambiente conturbado na busca constante de resultados.

O profissional tem de saber lidar com pressões e superar situações difíceis e adversas com o mínimo de disfuncionalidade no seu comportamento, adaptando e ajustando frente a cada pressão, problemas e mudanças, sem prejuízo da saúde física e do equilíbrio emocional.
Enfim, o profissional resiliente tem a capacidade de ser flexível, consegue controlar suas emoções, consegue administrar de maneira sensata, sem impulsividade uma situação de estresse, consegue recuperar-se após vencer cada desafio. A pessoa resiliente é dura na queda, enfrenta crises, sofre perdas, encara fracassos e continua firme, não desiste dos seus objetivos e sonhos, e mesmo passando por dificuldades e obstáculos, continua perseverante nos seus propósitos, sem jamais desistir.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!