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segunda-feira, 15 de março de 2010

EMPATIA: A BASE DOS RELACIONAMENTOS


"é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas".


Não só de recursos materiais são construídas as organizações, mas também de relacionamento humano, e para um bom relacionamento, seja com Clientes, Colaboradores, Acionista e Fornecedores é de extrema importância a compreensão da empatia.

De acordo com o Dicionário Houaiss, a empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc. Ou seja, é a habilidade de saber como o outro se sente, é imaginar-se no lugar de alguém, entender seus sentimentos, desejos, inspirações, idéias, ações e perspectivas.

Um exemplo para praticar a empatia é quando lidamos com Clientes enfurecidos, bravos ou chateados. É nessa hora que precisamos usar o nosso autocontrole emocional e tentar controlar a emoção enfurecida do Cliente, e para isso devemos visualizar a situação a partir da perspectiva dele, ouvindo com atenção, nunca cortá-lo, devemos deixá-lo falar e escutar atentamente, a fim de compreender qual o motivo da sua insatisfação, verificar a fonte da sua frustração.

Quando fazemos isso, enviamos uma mensagem de que estamos verdadeiramente preocupados com ele e que importamos em resolver o seu problema.

Portanto, ter empatia é procurar estar no lugar do outro, é preocupar em sentir o que ele sente, é entender a forma como as pessoas enxergam o mundo. Daí passamos a compreender que cada pessoa tem características, atitudes e comportamentos diferentes e que necessitamos ser empáticos, pois através da empatia tendemos a ser mais tolerantes e pacientes, contribuindo assim, para uma convivência saudável e harmoniosa nos relacionamentos.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá Wander, gostei muito dos seus artigos. Chegei até você através do site do CRA_MG.

    Abraços,

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  2. Vanessa, que bom você gostou dos artigos, continue acompanhando o blog, pois o objetivo é sempre ajudar no desenvolvimento profissional e também na vida pessoal.
    Divulgue se possível, para o maior número de pessoas. Fico feliz com seu comentário, espero ter ajudado. Abraços!

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  3. estou fasendo o curso de secretariado contabilidade e departamento pessoal,e eu conheci o seu site através de uma pesquisa no google para resolver minha duvida sobre boa conduta profissional em uma empresa,e obg pela ajuda,apesar de termos tudo que quisermos em nossas mãos na internet mais precisamos dos sertificados dos cursos pra provar q sabemos do q estamos falando,mais uma vez obg pelo texto me ajudou muito valeu,abraço!

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Muito obrigado pelo seu comentário!