OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LIÇÃO DE SÓCRATES






"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.








Existe uma fábula sobre um jovem que foi a Sócrates, o grande sábio, e falou:

"Eu quero saber tudo o que você sabe."

"Se este é seu desejo", disse Sócrates, "segue-me até o rio."

Cheio de curiosidade, o jovem seguiu Sócrates até o rio mais perto.

Ao sentarem à beira do rio, Sócrates disse: "Olhe o rio e me diga o que você vê."

"Eu não vejo nada", disse o jovem. "Olhe mais perto", respondeu Sócrates.

Conforme o jovem se debruçou para chegar mais perto da água, Sócrates o pegou pela cabeça e a afundou na água.

Os braços do jovem se moviam descontroladamente numa tentativa de se salvar de um afogamento, mas Sócrates o mantinha submerso.

Quando o jovem já estava a ponto de se afogar, Sócrates o puxou da água e o colocou à beira do rio.

Tossindo, o jovem suspirou, "Você está louco, homem? O que você quer fazer, me matar? "

"Quando eu estava forçando a sua cabeça dentro da água, o que você mais queria naquele momento?", perguntou Sócrates.

"Eu queria respirar. Eu queria ar! ", respondeu ele.

"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.

"Quando o seu desejo de aprender for tão intenso quanto o seu desejo de respirar ainda há pouco, então pode me procurar novamente."


A moral da história é clara. Nada na vida vem com facilidade. Você tem que pagar o preço! Todo mundo tem que pagar. Escreva isso. Memorize. Sublinhe essa frase. Não há entrada grátis! Quanta ingenuidade do jovem pensar que ele poderia ganhar uma vida inteira de conhecimento sem o menor esforço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!