OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PROCRASTINAÇÃO: ATO DE DEIXAR TUDO PARA DEPOIS







"É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje."








Segundo o dicionário “Aurélio”, procrastinação é o ato ou efeito de adiar, delongar algo que poderia ser feito naquele momento. É o ato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada. É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Mas o que leva realmente uma pessoa a adiar compromissos e tarefas?

Há vários possíveis motivos pelos quais fazemos isso, como baixo nível de energia, alto nível de estress, saúde debilitada, preguiça, receio etc. Porém, a causa principal, segundo alguns psicólogos, está no medo de falhar. Segundo eles, o ser humano adia tarefas única e exclusivamente por que não acredita em si mesmo, e porque se sente incapaz de concluir algo, muitas vezes porque seu subconsciente está focado em uma decepção sofrida, experiências que lhe desencorajaram. E pode ter sido algo pequeno, mas que abalou a pessoa de alguma forma. E daí o medo de errar, medo de que não dê certo novamente e assim aumente a frustração. Por isso vai adiando os compromissos, por mais simples que sejam.

Geralmente, quando procrastinamos fazemos muitas coisas circunstanciais e que não trazem resultados importantes para a nossa vida, como os vídeos e e-mails desnecessários que recebemos, os sites que acessamos, o MSN etc.

Procrastinar só trará mais dor de cabeça lá na frente, quando percebemos que poderíamos ter aproveitado melhor o dia e ter sido um pouco mais produtivo. Quanto mais adiamos algo, mais resistentes ficamos a iniciar a tarefa em questão. Até que, chega um ponto em que adiar deixa de ser uma opção e somos obrigados a correr atrás do prejuízo.

É claro que uma vez ou outra temos tendência a deixar algo para resolver depois. Isso é normal, no entanto, não pode ser uma regra, pois quem resolve as pendências no tempo certo aproveita mais a vida. Quem resolve as coisas em seu devido tempo é uma pessoa livre para fazer outras coisas. Não vai deixando que situações se tornem uma bola de neve, até se tornar uma avalanche de questões mal resolvidas. Quem faz tudo no tempo determinado, terá mais tempo para ficar com a família, com amigos e terá sua consciência tranquila, pois quem fica adiando as coisas, não relaxa.

E como lidar com esse problema? Assumir o problema é o primeiro passo, depois vencer a si mesmo. Faça de tudo para cumprir promessas, porque uma promessa cumprida abre a possibilidade para novos desafios, novas conquistas, pois o ser humano é movido por aquilo que realiza. O nosso ser pede espaço para o fazer e, assim, dar sentido à vida.

Enfim, devemos nos conscientizar sobre quais são os prejuízos que a nossa vida sofre toda vez que deixamos de fazer hoje algo que pode tornar a nossa vida melhor amanhã.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!