OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ESTABELECIMENTO DE METAS

“É empreendedor aquele que estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal; aquele que define metas de longo prazo, claras e específicas; aquele que estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis...”

Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CORRER RISCOS CALCULADOS

“É empreendedor aquele que avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente; que age para reduzir riscos ou controlar resultados; que se coloca em situações que implicam desafios ou riscos moderados...”

Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMPROMETIMENTO

“É empreendedor aquele que faz um sacrifício pessoal ou dispende um esforço extraordinário para completar uma tarefa; que colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles se necessário para terminar um trabalho; que se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo...”

Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BUSCA PELA QUALIDADE E EFICIÊNCIA

“É empreendedor aquele que encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato; que age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência; que desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho atenda padrões de qualidade previamente combinados...”



Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS

“É empreendedor aquele que encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato; que age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência; que desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho atenda padrões de qualidade previamente combinados...”

Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BUSCA DE INFORMAÇÕES

Pessoal, nos próximos dias, postarei características do comportamento empreendedor, tiradas da cartilha do Sebrae-MG e que também podemos aplicar em nossas vidas profissionais, mesmo não sendo empreendedores.

“É empreendedor aquele que se dedica pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes; que investiga pessoalmente como fabricar um produto ou proporcionar um serviço; que consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial...”

Sebrae-MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PROCRASTINAÇÃO: ATO DE DEIXAR TUDO PARA DEPOIS







"É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje."








Segundo o dicionário “Aurélio”, procrastinação é o ato ou efeito de adiar, delongar algo que poderia ser feito naquele momento. É o ato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada. É o mau hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Mas o que leva realmente uma pessoa a adiar compromissos e tarefas?

Há vários possíveis motivos pelos quais fazemos isso, como baixo nível de energia, alto nível de estress, saúde debilitada, preguiça, receio etc. Porém, a causa principal, segundo alguns psicólogos, está no medo de falhar. Segundo eles, o ser humano adia tarefas única e exclusivamente por que não acredita em si mesmo, e porque se sente incapaz de concluir algo, muitas vezes porque seu subconsciente está focado em uma decepção sofrida, experiências que lhe desencorajaram. E pode ter sido algo pequeno, mas que abalou a pessoa de alguma forma. E daí o medo de errar, medo de que não dê certo novamente e assim aumente a frustração. Por isso vai adiando os compromissos, por mais simples que sejam.

Geralmente, quando procrastinamos fazemos muitas coisas circunstanciais e que não trazem resultados importantes para a nossa vida, como os vídeos e e-mails desnecessários que recebemos, os sites que acessamos, o MSN etc.

Procrastinar só trará mais dor de cabeça lá na frente, quando percebemos que poderíamos ter aproveitado melhor o dia e ter sido um pouco mais produtivo. Quanto mais adiamos algo, mais resistentes ficamos a iniciar a tarefa em questão. Até que, chega um ponto em que adiar deixa de ser uma opção e somos obrigados a correr atrás do prejuízo.

É claro que uma vez ou outra temos tendência a deixar algo para resolver depois. Isso é normal, no entanto, não pode ser uma regra, pois quem resolve as pendências no tempo certo aproveita mais a vida. Quem resolve as coisas em seu devido tempo é uma pessoa livre para fazer outras coisas. Não vai deixando que situações se tornem uma bola de neve, até se tornar uma avalanche de questões mal resolvidas. Quem faz tudo no tempo determinado, terá mais tempo para ficar com a família, com amigos e terá sua consciência tranquila, pois quem fica adiando as coisas, não relaxa.

E como lidar com esse problema? Assumir o problema é o primeiro passo, depois vencer a si mesmo. Faça de tudo para cumprir promessas, porque uma promessa cumprida abre a possibilidade para novos desafios, novas conquistas, pois o ser humano é movido por aquilo que realiza. O nosso ser pede espaço para o fazer e, assim, dar sentido à vida.

Enfim, devemos nos conscientizar sobre quais são os prejuízos que a nossa vida sofre toda vez que deixamos de fazer hoje algo que pode tornar a nossa vida melhor amanhã.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

COMO AGE UM LÍDER?

• O Líder não pensa em si próprio; ele pensa na empresa e na equipe.

• O líder tem visão de futuro, é perspicaz e sabe onde quer chegar.

• O líder não se intimida diante de um desafio, ele sabe que pode vencê-lo.

• O líder é sempre bem organizado e não trabalha desnecessariamente.

• O líder é progressista; está sempre buscando inovações.

• O líder não espera por ninguém, está sempre indo à frente.

• O líder sabe unir, orientar e comandar.

• O líder não cobra sem ter ensinado.

• O líder é equilibrado, não se exalta por questões banais.

• O líder não forma grupos isolados; ele motiva toda a equipe.

Fonte: Livro - Como ser bem-sucedido na vida empresarial de Natal Furucho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NO DIA-A-DIA

Saiba como planejar o seu dia-a-dia para evitar a perda de tempo:

• Dedique de 5 a 10 minutos por dia para planejar-se. Isso pode ser no próprio dia pela manhã ou na noite anterior.

• Faça uma lista de tarefas possível de ser cumprida, com não mais do que sete ou oito itens. Isso evita frustrações.

• Diga não à procrastinação. Procure resolver rapidamente as tarefas chatas ou delegue funções para não ficar angustiado e estressado ao pensar nelas.

• Evite fazer anotações em papéis soltos e adesivos de lembretes. Use uma agenda ou caderninho. Uma pesquisa diz que as pessoas perdem cerca de meia hora por dia buscando informações importantes por não saber onde as anotaram.

Fonte: Revista voce S/A
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

É NECESSÁRIO ESFORÇO






"Ele logo desanimou, pois viu que a árvore era alta demais"









Certo dia, um homem caminhava por uma estrada deserta e começou a sentir fome. Não estava prevenido, pois não sabia que a distância que ia percorrer era longa. Começou a prestar atenção na vegetação ao longo do caminho, na tentativa de encontrar alguma coisa para acalmar o estômago. De repente, notou que havia frutos maduros e suculentos em uma árvore. Aproximou-se, mas logo desanimou, pois a árvore era muito alta e os frutos inacessíveis. Continuou andando e foi vencido pela fome e o cansaço. Sentou-se à beira do caminho e ficou ali lamentando a sorte.

Não demorou muito e ele avistou outro viajante que vinha pelo mesmo caminho. Quando o viajante se aproximou, o homem notou que ele estava comendo os frutos saborosos que não pudera alcançar, e lhe perguntou:

- Amigo, belo fruto você encontrou.

- É, respondeu o viajante. Eu o encontrei no caminho, a natureza é pródiga em frutos suculentos.

- Mas você tem a pele machucada, observou o homem.

- Ah, mas isso não é nada! São apenas alguns arranhões que ficaram pelo esforço que fiz ao subir na árvore para colher os frutos.

E o homem, agora com mais fome ainda, ficou sentado resmungando, de estômago vazio, enquanto o outro viajante seguiu em frente.


Algumas vezes, fatos como esse também ocorrem conosco. Ficamos sentados lamentando os problemas, mas não abrimos mão da acomodação para sair em busca da solução. Esquecemos que é preciso fazer sacrifícios, lutar, perseverar. É muito comum ouvir pessoas gritando por um "lugar ao sol", mas as que verdadeiramente querem um lugar ao sol trazem algumas queimaduras, fruto da luta pelo ideal que almejam.

Outras, mais acomodadas, dizem que Deus alimenta até mesmo os pássaros. Por que não haveria de providenciar o que necessitam?

Essas pessoas estão certas, em parte, pois se é verdade que Deus dá alimento aos pássaros, também é certo que Ele não o joga dentro do ninho. O trabalho de busca pelo alimento é por conta de cada pássaro, e muitas vezes, isso não é fácil. Há situações em que eles se arriscam e até saem com alguns arranhões.

Por esta razão, lembre-se sempre de que Deus a todos ampara, mas a caminhada, os passos, a busca, é por conta de cada um. Por vezes, a escalada é árdua, exaustiva e solitária. Mas é preciso fazer esforços para alcançar o fruto desejado.

Fonte: arcauniversal.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LIÇÃO DE SÓCRATES






"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.








Existe uma fábula sobre um jovem que foi a Sócrates, o grande sábio, e falou:

"Eu quero saber tudo o que você sabe."

"Se este é seu desejo", disse Sócrates, "segue-me até o rio."

Cheio de curiosidade, o jovem seguiu Sócrates até o rio mais perto.

Ao sentarem à beira do rio, Sócrates disse: "Olhe o rio e me diga o que você vê."

"Eu não vejo nada", disse o jovem. "Olhe mais perto", respondeu Sócrates.

Conforme o jovem se debruçou para chegar mais perto da água, Sócrates o pegou pela cabeça e a afundou na água.

Os braços do jovem se moviam descontroladamente numa tentativa de se salvar de um afogamento, mas Sócrates o mantinha submerso.

Quando o jovem já estava a ponto de se afogar, Sócrates o puxou da água e o colocou à beira do rio.

Tossindo, o jovem suspirou, "Você está louco, homem? O que você quer fazer, me matar? "

"Quando eu estava forçando a sua cabeça dentro da água, o que você mais queria naquele momento?", perguntou Sócrates.

"Eu queria respirar. Eu queria ar! ", respondeu ele.

"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.

"Quando o seu desejo de aprender for tão intenso quanto o seu desejo de respirar ainda há pouco, então pode me procurar novamente."


A moral da história é clara. Nada na vida vem com facilidade. Você tem que pagar o preço! Todo mundo tem que pagar. Escreva isso. Memorize. Sublinhe essa frase. Não há entrada grátis! Quanta ingenuidade do jovem pensar que ele poderia ganhar uma vida inteira de conhecimento sem o menor esforço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A VIDA! A MAIOR EMPRESA DO MUNDO






E que posso evitar que ela vá à falência.







 

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo.

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um Castelo…”

(Fernando Pessoa)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...