OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ENTREVISTA COM CARLOS HILDORF

Continuando a entrevista
No âmbito relacionamento, qual a atitude primordial para uma convivência duradoura com o parceiro?
Conviver é “viver com”, e para viver com outra pessoa precisamos procurar, continuamente, conhecê-la e respeitá-la em profundidade. Nada de imposições, manipulações e chantagens emocionais na tentativa de fazer com que o outro pense e aja como nós pensamos e agimos. Agir assim é desastroso para os relacionamentos. Relacionar-se é interagir e compartilhar. Qualquer ideia de assumir o controle ou o poder no relacionamento começa imediatamente a destruí-lo. Procure aprender com o outro, ele sempre enxerga algo que nós não enxergamos e vice-versa. Ampliamos nossos horizontes quando passamos a “olhar a vida por outros olhos”. Mesmo diante das inevitáveis diferenças de opinião e até conflitos, não podemos esquecer que estamos nisso juntos. Não importa qual dos dois tem razão, o que importa é que juntos possam compreender qual é a melhor solução para o problema que estão enfrentando. Não se trata de um contra o outro em uma competição pela razão, mas ambos enfrentando um problema comum.
Como a pessoa deve agir para não se precipitar em nada?
Precipitação é o que acontece quando agimos motivados pela ansiedade e pelo descontrole emocional, sem tempo necessário para raciocinar, refletir e buscar as informações necessárias para agir. Para diminuir o risco de precipitações, podemos adotar os seguintes cuidados: evitar tomar decisões importantes quando estamos muito cansados ou emocionalmente alterados; compartilhar o problema com pessoas de nossa confiança que possuem bom senso para nos ajudar a raciocinar melhor; e buscar mais fontes de informação que nos permitam ampliar nossa compreensão do problema.
Existe alguma dica ou sinal de qual é o momento certo?
Considerando que estamos buscando saber qual é o momento certo para agir, ele está sempre no meio do caminho entre a precipitação e a procrastinação – adiamento crônico. A procrastinação ocorre sempre que possuímos as informações necessárias e as condições para decidir e não o fazemos. Nestes casos, deixamos que o medo de tomar decisões e agir congele nossa iniciativa e passamos a deixar tudo sempre para depois, um momento que muitas vezes nunca chega. A dica do momento certo para agir consiste em observar se estamos emocionalmente em equilíbrio; se possuímos as informações necessárias para decidir e agir; se estamos conscientes de que nossa decisão e ação não prejudicarão outras pessoas; e se percebemos que decidir e agir agora diminuirá o problema ou impedirá que ele cresça e gere outros problemas.
Continua...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!