"Agora, sim, o dinheiro passa a ser seu servo. Já que passamos a investir de forma inteligente e colher os frutos desses investimentos, que são os rendimentos."
Você é servo do seu dinheiro ou dinheiro é seu servo? Quando não administramos bem nossas finanças pessoais, na maioria das vezes, tornamo-nos servos do dinheiro. Daí tanta dor de cabeça por conta das dívidas e um colapso no descontrole das cantas.
Entretanto, uma medida simples de colocar no papel os gastos e receitas ajuda no controle de organizar as finanças. Isso, pois a base para um planejamento financeiro é o orçamento, incluindo todos os gastos e recebimentos. Assim, podemos visualizar onde gastamos nosso dinheiro e quais cortes serão necessários.
Depois de colocar as contas em ordem, precisamos poupar uma parte da receita para os investimos.
Os investimentos variam conforme os objetivos e perfil de cada pessoa. Aquelas que querem assumir menor risco geralmente investem em renda fixa - como poupança, CDB, títulos públicos. Já os de maior risco incluem as rendas variáveis, ações, imóveis etc.
É bom lembrar que uma carteira de investimentos diversificada é uma forma de diluir o risco. Significa “não colocar todos os ovos numa mesma cesta”. É importante que diversifique, escolhendo aplicações de características diferentes, composta de renda fixa e renda variável.
Agora, sim, o dinheiro passa a ser seu servo. Já que passamos a investir de forma inteligente e colher os frutos desses investimentos, que são os rendimentos.
O objetivo é ter rendimentos que dêem para pagar pelo estilo de vida desejado, passando a ter liberdade financeira. Daí a importância de instruir e aprender sobre o mundo dos investimentos. Familiarizando-se com os vários tipos de investimento e instrumentos financeiros.
Em suma, precisamos trabalhar duro, mas com o objetivo de poupar e investir o dinheiro para nunca mais ter que trabalhar. Não é tarefa fácil, porém, não é impossível. Para isso, precisamos equilibrar os gastos e prazeres de hoje com os investimentos necessários para a liberdade de amanhã.
Escrito por: Wander Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!