OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

domingo, 13 de junho de 2010

DICAS PARA FUTUROS EMPRESÁRIOS

Pesquisas realizadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) constatam que as taxas de mortalidade das micro e pequenas empresas, nos 5 primeiros anos de vida, têm girado em torno de 80%. Segundo especialistas, o principal motivo que contribui para esse cenário é a má administração do negócio.

Além disso, há outros fatores que devem ser observados por aqueles que pretendem abrir uma empresa, em qualquer ramo de atividade.

O assessor financeiro e contábil Klaudius de Mallizi Faria lista 10 questões e dicas essenciais que podem ajudar os novos empreendedores no inicio de suas atividades:

1 - Definir quem vai administrar o negócio; se os sócios irão trabalhar; saber se há outro tipo de rendimento; se será preciso um resultado imediato para o sustento da família

É importante que seja definido quem irá ser o "cabeça" do negócio; quantas pessoas estarão disponíveis para o trabalho; se o proprietário possui outra renda ou dependerá exclusivamente da nova empresa; e se precisará de um retorno rápido para o sustento familiar.

2 - Ter um bom contador, que apresente uma planilha com a demonstração financeira e o fluxo de caixa, para saber qual o fôlego mínimo do negócio

O contador pode fazer um planejamento para o futuro da empresa. Ele também pode prever em quanto tempo o investidor poderá ter um retorno financeiro.

3 - O nome do negócio/empresa

O nome traduz o significado da empresa. Por isso, ele deve ser escolhido com cuidado, para que as pessoas o associem facilmente com o que será negociado.

4 - O ponto certo

Isso é muito importante. Deve ser feita uma pesquisa para verificar se o local está apto a receber este tipo de empreendimento, identificando se já existe concorrência na área, bem como se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido.

5 - Saber se o local é autorizado pela prefeitura

É de extrema importância verificar essa possibilidade, para não perder tempo ou dinheiro por conta disso.

6 - Preparação da documentação e do alvará de funcionamento

Muitas empresas acabam fechando depois da inauguração, pela falta de documentos, como o Alvará de funcionamento ou alguma licença, de acordo com cada atividade.

7 - A comunicação da empresa

A Divulgação antes do inicio da atividade é fundamental. É preciso montar uma estratégia de comunicação, a fim de avaliar a melhor forma de divulgar o negócio, de acordo com o público alvo do produto.

8 - A contratação da equipe de trabalho

A equipe deve ser escolhida com muita calma e cautela. Bons profissionais podem fazer uma empresa deslanchar em pouco tempo.

9 - O treinamento da equipe

Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade. O cliente sempre deve ficar satisfeito com o resultado final.

10 - A manutenção de clientes

O sucesso das vendas dos produtos ou serviços dependerá de cada passo dado acima. Com cuidado, atenção e trabalho, a empresa tem tudo para triunfar, fidelizando clientes e se tornando referência no mercado.

Fonte: http://www.arcauniversal.com.br/

OBS: Leia os outros artigos sobre EMPREENDEDORISMO no blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!