OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUALIDADE TOTAL




 "qualidade requer um compromisso que abranja todos os membros da organização".


Qualidade Total é uma técnica de administração, que coloca a qualidade dos produtos ou serviços, como o principal foco para todas as atividades da empresa. Em outras palavras, é um “sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da sua manutenção e dos esforços de melhoria da qualidade para permitir produção e serviços aos níveis mais econômicos, considerando a satisfação total do consumidor” (ISHIKAWA, 1993:93-94).

Porém, temos observado que os principais executivos, ou os donos, das organizações que se interessam por qualidade, na verdade, estão mais interessados com o modismo do que com as verdadeiras implicações e consequências de um programa de gestão da qualidade.

Por outro lado, se a alta administração, se empenhar na implementação de programas de Qualidade Total, não apenas como modismo, os resultados não só garantem a satisfação dos clientes como também reduzem os custos de operação, minimizando as perdas, diminuindo os custos de serviços externos e otimizando a utilização dos recursos existentes. 

A Qualidade Total tem um enfoque bastante abrangente e total em relação à organização, ou seja, envolve também fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Esse enfoque, segundo Garvin ( 1992:77) tem cincos pressupostos básicos: qualidade é definida do ponto de vista do cliente, qualidade é relacionada com lucratividade em ambos os lados: do mercado e de custos, qualidade é visualizada como uma arma competitiva, qualidade é construída desde o processo de planejamento estratégico, qualidade requer um compromisso que abranja todos os membros da organização.

Enfim, a melhor forma de garantir a sobrevivência de uma empresa é por meio da qualidade, entendida não como ausência de defeitos, mas como uma nova forma de valores que conduzem a gestão de toda a organização.

Escrito por: Wander Batista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!