OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GESTÃO DE PROCESSOS





"fazer com que os processos sejam feitos dentro dos critérios de excelência para o negócio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor".





Para produzir um bem ou serviço é necessário estabelecer processos, ou seja, um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica visando a um resultado ou grupo de resultados específicos. Em outras palavras, é um conjunto de causas (máquinas, matérias primas etc.) que provoca um ou mais efeitos (produto).

Acontece que em muitas empresas os processos não funcionam como deveria funcionar, gerando com isso falhas nos produtos ou serviços, e como consequência, a insatisfação dos clientes. Por isso é importante fazer análises dos processos, respondendo as seguintes perguntas: Quais são as entradas? Quais são as saídas esperadas? O que deve ser feito? Que treinamentos uma pessoa precisa ter para realizar essas atividades? Que tipo de registro será mantido para demonstrar o que foi feito? Quais os procedimentos que descrevem essas tarefas? Quais os recursos que serão necessários? Como as atividades serão medidas?

Outro ponto importante na gestão de processos é o papel da informação, pois ela pode e deve ser usada para medir e acompanhar o desempenho dos processos, integrar atividades dentro e através de processos, personalizar processos para determinados clientes e facilitar o planejamento e a otimização dos processos a longo prazo. Além do mais o uso da informação é ainda mais importante quando a Tecnologia da Informação é usada para a automação de alguns aspectos do processo.

Enfim, fazer com que os processos sejam feitos dentro dos critérios de excelência para o negócio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor. Para isso é importante que todos os funcionários entendam e se responsabilizem pelos processos, e coloquem o foco na satisfação do cliente externo, pois o cliente está no centro das organizações por processos, e o objetivo final é oferecer para ele mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!