OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CUIDADOS NA HORA DE ABRIR UMA EMPRESA




"vale à pena pensar nesses cuidados na hora de abrir o próprio negócio, além de buscar conhecimento da área do negócio e muita dedicação e envolvimento, não deixando tudo nas mãos dos funcionários."



Muitos sonham em ter seu próprio negócio e deixar de ser empregado para ser patrão. Porém, não é fácil ser patrão. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma nova empresa leva, em média, 2 anos para gerar lucro. Logo, alguns cuidados são fundamentais.

E um cuidado que o novo empresário deve ter é com o planejamento da nova empresa. Daí a importância de elaborar um Plano de Negócios, por mais simples que seja. O Plano de Negócios mostrará como será o seu empreendimento, suas projeções, antes de efetivamente investir os recursos. Também mostrará a Necessidade de Capital de Giro, Indicadores de Desempenho, projeções de receitas e despesas, Planejamento de Marketing, Planejamento Operacional, ou seja, questões essenciais para a avaliação da empresa, antes de abrir as portas. E se o negócio mostrar-se inviável no papel, refaça o planejamento antes de investir o dinheiro.

Outros cuidados também são importantes, como elaborar um contrato ou estatuto social, e os acordos de acionistas ou cotistas, conforme o caso. É importante um planejamento tributário que vise economia legal de impostos. Se tratando de sociedades empresariais, deve ser feito o registro na Junta Comercial, Sociedades do tipo simples são registradas em cartório..

Além do mais, é preciso muito cuidado nas relações entre os sócios. É necessário que haja uma disciplina clara e objetiva sobre as contribuições, direitos e responsabilidades de cada um. Torna-se fundamental a escolha do modelo societário mais adequado, a previsão de regras de saída, em caso de insucesso ou impasses em questões relacionadas ao futuro do negócio.

Enfim, vale à pena pensar nesses cuidados na hora de abrir o próprio negócio, além de buscar conhecimento da área do negócio e muita dedicação e envolvimento, não deixando tudo nas mãos dos funcionários.


Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

Muito obrigado pelo seu comentário!