OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OS SETE COMPORTAMENTOS ESSENCIAIS DO LÍDER:

1º Conheça seu pessoal e sua empresa:

“Tudo o que você precisa provar é que se importa com as pessoas que estão trabalhando para você. Não importa qual seja a personalidade delas, isso é uma relação pessoal.”

2º Insista no realismo:

“O realismo é o cerne da execução, mas muitas organizações estão repletas de pessoas que estão tentando evitá-lo ou encobri-lo. Por quê? Porque torna a vida desconfortável.”

3º Estabeleça metas e prioridades claras:

“Um líder que diz “Tenho dez prioridades” não sabe o que está falando – ele próprio não sabe quais são as coisas mais importantes. Você precisa ter poucas metas e prioridades realistas que influenciam o desempenho geral da organização.”

“Além de definir metas claras, você deve procurar a simplicidade. Uma coisa que você notará a respeito dos líderes que sabem executar é que eles falam simples e diretamente sobre o que pensam. Eles sabem como simplificar as coisas de modo que os outros possam entendê-las, avaliá-las e agir sobre elas, de modo que aquilo que é dito por eles se torna senso comum.”

4º Conclua o que foi planejado:

“Metas claras e simples não significam muito se ninguém as levar a sério.”

“Todos podem ter concordado que a idéia era boa, mas, como ninguém foi responsabilizado pelos resultados, nada aconteceu.”

5º Recompense quem faz:

“Se você quer que as pessoas produzam resultados específicos, precisa recompensá-las à altura. Esse fato parece tão óbvio que não precisaria ser dito. Mas muitas organizações fazem um trabalho tão deficiente no sentido de atrelar os incentivos ao desempenho que não há quase nenhuma correlação entre os dois. Elas não fazem distinção entre aqueles que atingem resultados e aqueles que não atingem, tanto no salário-base quanto no bônus ou nas opções de ações.

6º Amplie as habilidades das pessoas pela orientação:

“Orientar é a parte mais importante do trabalho de ampliar as habilidades das outras pessoas. Você certamente já ouviu o ditado: “Dê um peixe para um homem e estará alimentando-o por um dia; ensine-o a pescar e você estará alimentando-o pela vida inteira”. Isso é dar orientação. É diferente de dar ordens e ensinar as pessoas como fazer as coisas. Bons líderes consideram cada encontro uma oportunidade para orientar.”

“A forma mais eficiente de orientar é observar uma pessoa em ação e então dar feedback específico. O feedback deve destacar exemplos de comportamento e desempenho que são bons ou que precisam ser mudados”

“A habilidade de dar orientação é a arte de questionar. Fazer perguntas diretas força as pessoas a pensar, descobrir e a buscar.”

7º Conheça a si próprio:

“Sem o que chamamos de firmeza emocional, você não pode ser honesto consigo próprio, lidar honestamente com a realidade do negócio e da organização ou fazer avaliações francas das pessoas.”

“A firmeza emocional vem do descobrir-se a si próprio e do autodomínio. É a base das habilidades das pessoas. Bons líderes aprendem quais são seus pontos fortes e fracos específicos, principalmente no que diz respeito a lidar com pessoas. Então, melhoram ainda mais os pontos fortes e corrigem os fracos. Conseguem sua liderança quando seus seguidores vêem sua força e sua confiança interiores, e a habilidade de ajudar os membros da equipe a produzir resultados ao mesmo tempo em que ampliam suas próprias habilidades”

“sem firmeza emocional, você terá dificuldades em contratar as melhores pessoas para trabalhar com você. Porque, se você tiver sorte, essas pessoas serão melhores do que você; trarão novas idéias e energia para a empresa. Um gerente que é emocionalmente fraco evitará tais pessoas com medo de que elas minem seu poder. Sua tendência será proteger sua frágil autoridade.”

“No final, tal fraqueza emocional irá destruir tanto o líder quanto a organização.”

“quatro qualidades-chave que fazem a firmeza emocional: autenticidade, consciência de si próprio. Autocontrole e humildade.”

Fonte: Livro – Execução: A disciplina para atingir resultados de Larry Bossidy e Ram Charan
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Muito legal, mas realmente faltou colocar o nº das paginas de onde vc tirou as citações.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!