"Empregabilidade significa você investir nas habilidades, competências e qualidades que você tem, aperfeiçoando-as, a fim de melhorar suas condições de competitividade na hora de procurar um novo emprego ou crescer no seu atual".
Num mercado cada vez mais competitivo, exigente e dinâmico, um dos maiores desafios do trabalhador é manter-se empregável, pois a rotatividade nas empresas é grande.
Quando se ingressa no mercado de trabalho, deve-se ter a consciência do esforço constante de manter-se nele. Para isso, é preciso que o profissional esteja sempre alerto ao seu crescimento e desenvolvimento, daí a importância da empregabilidade.
Empregabilidade significa você investir nas habilidades, competências e qualidades que você tem, aperfeiçoando-as, a fim de melhorar suas condições de competitividade na hora de procurar um novo emprego ou crescer no seu atual.
E para a manutenção da empregabilidade é fundamental o profissional buscar o autodesenvolvimento, iniciativa, formação acadêmica, conhecimento de outros idiomas, melhorar o network, fazer cursos de aperfeiçoamento, flexibilidade, pró-atividade, adaptabilidade, capacidade de trabalho em equipe, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, atingir resultados de curto e longo prazo e inteligência emocional.
Por outro lado, alguns elementos diminuem a sua empregabilidade, tais como: desequilíbrio emocional, acomodação em uma mesma função, falta de motivação, falta de visão estratégica, resistência a inovação, dificuldades de relacionamentos, carreira administrada somente pela empresa e dificuldade na execução dos planos.
Enfim, a empregabilidade do profissional bem como sua atuação necessita estar em constante reflexão e atualização para que não seja considerado ultrapassado. É fundamental que nos busquemos constantemente o aprimoramento e o aprendizado contínuo.
Escrito por: Wander Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!