OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

GANÂNCIA X AMBIÇÃO

Nós, seres humanos, vivemos em prol de nossas realizações; se não temos sonhos, não há motivos para viver”

Quem nunca sonhou um dia ocupar um cargo importante numa empresa, ter sucesso profissional, vida financeira estável, casar-se, constituir uma família e ser feliz? Estes são os desejos da maioria das pessoas e é em prol da concretização de todas estas metas que os indivíduos acordam diariamente dispostos a lutar. Por isso, é importante não confundir ganância com ambição.

A ganância é um sentimento negativo e um dos fatores responsáveis pela derrota na vida pessoal e profissional. Já a ambição é necessária; dentro dos limites da ética, é algo construtivo. “Ganância é o desejo desmedido e ganho ilícito. Diferente da ambição, que é quando há a vontade de conquistar.

 Ela é essencial, nos faz desejar e buscar algo. Nós, seres humanos, vivemos em prol de nossas realizações; se não temos sonhos, não há motivos para viver”, declara a psicóloga Érica Pinheiro, especializada na área clínica.

A especialista informa que o ganancioso tem necessidade de auto-afirmação, baixa autoestima e desvios no caráter. Além disso, é egocêntrico.
“Tudo está voltado para si mesmo, só consegue enxergar o que lhe interessa e quer conquistar, não se importa com as circunstâncias. Sabe que está tendo atitude antiética, por isso ouvir alguém o incomoda”, esclarece.
Para a psicóloga, no ambiente de trabalho, a ganância é sentimento comum. “As pessoas querem ter um bom resultado, mas nem todas estão dispostas a fazer o correto para obtê-lo”, afirma.
Segundo Érica, existe tratamento para os gananciosos sem limites. “A terapia é feita por um profissional que vai tratar a causa, o foco, o que levou o paciente a querer algo desmedidamente, pois o que ele deseja é implícito, o problema está no interior. Dessa forma, obtêm-se autoconhecimento, confiança em si, amor próprio e, consequentemente, a solução do problema”, ressalta.
É preciso não permitir que a ambição saudável se torne ganância. “Cabe a cada indivíduo controlar seus sentimentos. Se há autoconfiança e trabalho, ou seja, empenho na busca do necessário para a realização, certamente, independente do tempo, acontecerá a concretização dos ideais”, aconselha.

Fonte: Vanessa Sendra
Agência Unipress Internacional
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!