"quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais habilidade teremos para enfrentar as dificuldades e problemas"
Quem nunca teve vontade de brigar com o chefe? Brigar com o cliente? Quem nunca ficou irritado com o colega de trabalho? O tom de voz ficando cada vez mais alto? Etc. Acredito que a maioria de nós já teve vontade de fazer tudo isso, porém, tomar essas atitudes, pode trazer uma sensação de alívio na hora, mas não resolverá os problemas.
Daí a importância de controlar nossas emoções e tentar não agir pelo impulso para depois não nos arrependemos. Precisamos buscar a harmonia e o equilíbrio e, quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais habilidade teremos para enfrentar as dificuldades e problemas.
A pessoa emocionalmente inteligente consegue mobilizar suas emoções estrategicamente para alcançar as metas e resultados. Consegue reconhecer, aceitar, escolher e gerenciar o que sente durante as mais diversas situações. Os indivíduos emocionalmente inteligentes são os que usam a razão para compreender e lidar com as emoções, que recorrem a elas para interpretar o meio envolvente e tomar as melhores decisões.
Outro fator importante é que o controle emocional é fundamental para se ter uma vida profissional e pessoal bem sucedida, equilibrada e feliz. E para isso, é preciso controlar o que se pensa, pois os sentimentos estão diretamente relacionados aos pensamentos.
Enfim, a inteligência emocional é constituída de uma série de competências (Autoconsciência, Consciência Social, Empatia, Controle do Temperamento, Gestão dos Relacionamentos, Respeito, Adaptabilidade, Amabilidade, Amizade, Persistência etc.) que nos ajudarão a alcançar os objetivos, desafios e sermos mais felizes.
Escrito por: Wander Batista
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