ARQUIVO DE RIQUEZA Nº 13
As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido.
As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.
A verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido e não os rendimentos.
O patrimônio líquido é o valor de tudo que uma pessoa tem. Para determinar o seu patrimônio, some o valor de todas as coisas que você possui – dinheiro, ações, títulos, imóveis, o seu negócio atual, a sua casa – e depois subtraia tudo o que deve. O patrimônio líquido é a medida definitiva da riqueza porque, se necessário, os bens podem ser liquidados, ou seja, convertidos em dinheiro.
Fatores determinantes do patrimônio líquido:
Rendimentos: rendimento ativo é o dinheiro que você ganha por seu trabalho: o seu salário ou, caso seja um empresário, a renda ou os lucros que obtém com o seu próprio negócio.
Poupança: Se você ganhar rios de dinheiro e não conservar nenhum, não fará fortuna. Muita gente tem um modelo de dinheiro programado para gastar – quanto mais ganha, mais gasta. São indivíduos que optam pela gratificação imediata em detrimento do equilíbrio a longo prazo. Os gastadores têm três lemas. O primeiro é: “Ah, é só dinheiro”. Consequentemente, dinheiro é algo que eles não possuem em grande quantidade. O segundo é: “Tudo que vai vem.” Pelo menos é do que gostariam, porque o seu terceiro lema é: “Sinto muito, agora não dá. Estou quebrado”.
Rendimentos: depois que tiver começado a poupar uma parte apropriada dos seus rendimentos, você pode chegar à etapa seguinte: fazer o seu montante de dinheiro aumentar por meio de investimos. Em geral, quanto melhores os investimentos, mais rápido o dinheiro cresce e mais patrimônio líquido ele proporciona. As pessoas ricas despendem tempo e energia aprendendo a investir e têm orgulho de ser excelentes investidoras ou, pelos menos, de contratar ótimos profissionais para executar essa tarefa por elas.
Simplificação: ela caminha lado a lado com a poupança e requer o estabelecimento consciente de um estilo de vida em que você dependa menos de dinheiro. Com a redução de seu custo de vida, aumentam a poupança e também a quantidade de dinheiro disponível para investir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!