Há uma série de medidas que podem garantir uma redução de custos em diferentes áreas da companhia. Em primeiro lugar, identifique seus diferentes negócios e considere encerrar os que não estão dando lucro. Em seguida, instale e monitore duramente os orçamentos departamentais.
Observar a autorização de despesas também é importante. Quando os valores estão acima do normal, é hora de fazer cortes. Fique atento a possíveis fontes de desvio interno de verbas e considere também se desfazer de estoques de produtos com baixa saída ou obsoletos.
É importante ainda rever as negociações com fornecedores. Se você não obtém bons descontos por comprar quantidade, faça pedidos menores. No dia a dia, elimine duplicações de compras, assinaturas de revistas e jornais e evite reuniões externas, que sempre acarretam custos de transporte. Por fim, passe a xerocar e imprimir na frente e no verso do papel – além de reduzir os custos, você deixará sua empresa mais verde.
Fonte: Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!