OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VOCÊ CONSIDERA UM EMPREENDEDOR CORPORATIVO?





"empreendedores corporativos, são aqueles que transformam idéias em realidades dentro de uma empresa."






O desenvolvimento do empreendedorismo tem sido enfatizado nos meios acadêmico e empresarial como fundamental para o desenvolvimento econômico dos países. Entretanto, nos últimos anos, tem surgido outro enfoque para o tema, que é o empreendedorismo corporativo ou intra-empreendedorismo.

Segundo Pinchot (2004) os empreendedores corporativos, são aqueles que transformam idéias em realidades dentro de uma empresa. O intra-empreendedor pode ser ou não a pessoa que apresenta primeiro uma idéia. Eles arregaçam as mangas e fazem o que é preciso ser feito. Eles solicitam a ajuda de outros. Independente de estarem trabalhando com uma idéia própria ou criando a partir da idéia de outra.

Já segundo Dornelas (2003), empreendedorismo corporativo é processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.

E quando uma empresa contrata esse tipo de profissional, ela precisa entender que esse profissional, está sempre em busca de novos conceitos e fórmulas que agreguem valores ao seu trabalho, além de liberdade, incentivo e recursos necessários para seguir adiante com uma idéia ou projeto. Porém, muitos intra-empreendedores encontram dificuldades para fazer valer a sua idéia dentro das empresas, porque muitas delas não sabem como lidar com essa questão.

Para que a prática do empreendedorismo corporativo ocorre nas organizações, é necessário que elas estimulem e incentivam as iniciativas empreendedoras de seus funcionários. Para tanto, requer uma radical mudança comportamental que permita o surgimento de novos modelos de negócio e agilidade para a implantação dos projetos.

Enfim, esses profissionais são valorizados pelo mercado, pois eles têm uma vontade e habilidade para criar algo absolutamente inédito e que possa melhorar as condições da empresa, tem capacidade de encontrar novas utilidades para velhas idéias e, por último, eles têm o talento para melhorar a eficiência de um sistema, processo ou produto.

Escrito por: Wander Batista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!