OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS



Ou você controla seu dinheiro ou ele o controlará. Daí a importância de administrar bem as finanças pessoais. E para administrar bem o dinheiro é necessário dedicação, disciplina, planejamento e controle.

Uma ferramenta imprescindível na gestão das finanças pessoais é o orçamento, pois através dele permite conhecer de onde o dinheiro vem e para onde ele vai. Sendo assim, é importantíssimo colocar no papel ou numa planilha eletrônica todas as receitas e gastos.

Com esse orçamento entenderemos melhor como estamos gastando o dinheiro, aonde fazer os cortes e o que fazer com o dinheiro que sobra.

E o quanto sobra é o “segredo da riqueza”, daí a necessidade de saber gastar o dinheiro. E para isso é preciso usar a razão nas horas das compras, não comprar por impulso. É preciso avaliar se o gasto é uma necessidade ou desejo, e se for um desejo, perguntar se tenho dinheiro suficiente e se posso gastar no momento este dinheiro para satisfação do desejo. O objetivo não é cortar as verbas destinadas ao prazer de viver, mas sim gastar o dinheiro de forma planejada, é entender o que é importante gastar hoje e o que pode ser adiado.

Não podemos deixar de falar também sobre poupança e os investimos. Poupar é indispensável, pois não adianta ganhar rios de dinheiro e não conservar nenhum, é preciso pegar o gosto por poupar e investir.

Investir é multiplicar o dinheiro, é comprar barato e vender caro, revender com lucros e repetir continuamente esse processo. E o que não faltam são alternativas de investimentos, como: Caderneta de Poupança, Títulos Públicos, CDBs, Debênture, Letras Hipotecárias, Ouro, Fundo de Renda Fixa, Ações, Previdência Privada, Imóveis, Compra e venda etc.

Enfim, precisamos criar o hábito e ter disciplina de administrar as finanças pessoais, gastar menos do que se ganha e investir com qualidade, tendo metas/motivação e seguindo um projeto pessoal de vida.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!