OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: Seja um empreendedor:

terça-feira, 27 de outubro de 2009

RAZÃO X EMOÇÃO


"a razão e a emoção precisam na maior parte do tempo, operar em estreita harmonia. É preciso termos consciência dos sentimentos e emoções e muita força de vontade para manter a emoção sob o controle da razão".
Usar a razão ou a emoção? Eis a questão! É como se tivéssemos duas mentes, a que raciocina e a que sente (emoção). O racional é o modo de compreensão de que, em geral, temos consciência, quando usamos a “cabeça”, a inteligência ou reflexão para tomarmos as decisões. Já a emoção é algo mais impulsivo, as vezes ilógico. É quando usamos o “coração” para tomarmos decisões.

Ou seja, existem duas formas de tomar uma decisão: usando a razão ou a emoção.

Quando se toma uma decisão baseando-se na emoção ou no sentimento, normalmente é o caminho mais fácil e que provavelmente vai colher frutos “ruins” no futuro. Por exemplo, quando comemos de tudo, sem pensar nas conseqüências, sem usar a razão, no futuro colheremos uma série de problemas, como: diabetes, colesterol, aumento do peso etc. Porém, nem sempre é fácil usar a razão, pelo contrário, é as vezes muito difícil e exige renúncia, como renunciar comer certos tipos de alimentos, mesmo sendo eles tão saborosos.

É uma guerra constante entre mente e coração e, cabe a nós, força de vontade para manter a emoção sob controle da razão.

Precisamos controlar e canalizar nossos impulsos, nossos apetites, nossas paixões, pois toda emoção forte tem sua raiz no impulso para agir. Daí a importância de controlar as emoções.

Quanto mais intenso o sentimento, mais dominante é a mente emocional, e mais inoperante a racional.

Enfim, a razão e a emoção precisam na maior parte do tempo, operar em estreita harmonia. É preciso termos consciência dos sentimentos e emoções e muita força de vontade para manter a emoção sob o controle da razão.

Escrito por: Wander Batista Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!