6) FAÇA UMA VISITA DE CORTESIA AOS SEUS CLIENTES
E afirmo, sem medo de errar, que os empresários super ocupados que não separam uma parte do tempo para seus clientes estão correndo o risco de perdê-los para os concorrentes.
A visita de cortesia deve ter como objetivo apenas verificar se o serviço ou produto fornecido está atendendo às necessidades do seu cliente e não oferecer novos produtos.
7) REÚNA SEU PESSOAL PERIODICAMENTE
A melhor maneira de ter bons profissionais é formá-los pessoalmente, passando a sua experiência.
Nas reuniões com os subordinados, o empresário tem uma excelente oportunidade de passar a eles sua visão de futuro e que espera de cada um. Este último é um fator determinante na realização de bons negócios. Se os funcionários não sabem o que você pensa, como poderão agir como você quer?
Não crie o hábito de abdicar, isto é, abrir mão, do comando da empresa, lançado sobre os empregados as maiores responsabilidades.
As reuniões com os subordinados são importantes para:
- Discussão dos projetos e metas a serem atingidas.
- Análise das situações críticas e busca de soluções adequadas para cada situação.
- Manutenção e acompanhamento dos projetos iniciados para que não sejam esquecidos.
- Aquecimento das inter-relações e motivação.
- Formação de profissionais segundo as necessidades da empresa.
- Transmissão dos conhecimentos e da visão do empresário.
- Troca de idéias e experiências.
- Criar sinergia, buscando consenso grupal.
- Aproximar o empregado do patrão.
- Proporcionar liberdade para exposição de novas idéias.
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