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terça-feira, 19 de outubro de 2010

FAÇA UMA VISITA DE CORTESIA AOS SEUS CLIENTES / REÚNA SEU PESSOAL PERIODICAMENTE

6) FAÇA UMA VISITA DE CORTESIA AOS SEUS CLIENTES

E afirmo, sem medo de errar, que os empresários super ocupados que não separam uma parte do tempo para seus clientes estão correndo o risco de perdê-los para os concorrentes.

A visita de cortesia deve ter como objetivo apenas verificar se o serviço ou produto fornecido está atendendo às necessidades do seu cliente e não oferecer novos produtos.


7) REÚNA SEU PESSOAL PERIODICAMENTE

A melhor maneira de ter bons profissionais é formá-los pessoalmente, passando a sua experiência.

Nas reuniões com os subordinados, o empresário tem uma excelente oportunidade de passar a eles sua visão de futuro e que espera de cada um. Este último é um fator determinante na realização de bons negócios. Se os funcionários não sabem o que você pensa, como poderão agir como você quer?

Não crie o hábito de abdicar, isto é, abrir mão, do comando da empresa, lançado sobre os empregados as maiores responsabilidades.

As reuniões com os subordinados são importantes para:

- Discussão dos projetos e metas a serem atingidas.

- Análise das situações críticas e busca de soluções adequadas para cada situação.

- Manutenção e acompanhamento dos projetos iniciados para que não sejam esquecidos.

- Aquecimento das inter-relações e motivação.

- Formação de profissionais segundo as necessidades da empresa.

- Transmissão dos conhecimentos e da visão do empresário.

- Troca de idéias e experiências.

- Criar sinergia, buscando consenso grupal.

- Aproximar o empregado do patrão.

- Proporcionar liberdade para exposição de novas idéias.

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